A espera terminou: A programação completa da décima oitava edição do Congresso Internacional em Direitos Humanos já está disponível. Promovido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e realizado de 11 a 14 de novembro, o evento é gratuito, aberto ao público e reunirá especialistas do Brasil, China, Espanha, Colômbia e Estados Unidos.
Com o tema “O Futuro dos Direitos Humanos na Era da Inteligência Artificial”, o Congresso ocupará diferentes espaços do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) e da Esmat, com minicursos, painéis, conferências e exposições de banners. A programação contempla discussões sobre Justiça Digital, Inovação Tecnológica, Ética, Equidade e Direitos Emergentes no Cenário Global.
Minicursos: um capítulo à parte
Nos dias 11 e 12 de novembro, o Congresso abre com onze atividades presenciais, entre Boas Práticas e minicursos, sempre das 9h às 12h, com temáticas que vão da justiça restaurativa ao combate à violência de gênero, passando pela judicialização da saúde e as interseções entre tecnologia e justiça.
As vagas são limitadas, e cada participante poderá se inscrever em apenas um minicurso. A escolha é feita no momento da inscrição geral no evento.
Abertura oficial e homenageada do ano
A solenidade de abertura será realizada no dia 12 de novembro, às 17h30, no auditório do TJTO, com conferência da brasileira Patricia Florissi, homenageada desta edição.
Pernambucana, doutora em Ciência da Computação, ela é diretora técnica do Google Cloud em Nova York e atua na liderança de projetos sobre tecnologias emergentes, além da produção de conteúdo voltado à liderança inovadora.
Ainda no dia 12, o senador Eduardo Gomes, relator da Comissão Especial de Inteligência Artificial no Senado, também participa da abertura para falar sobre regulação e avanços legislativos sobre IA no Brasil.
Painéis, conferências e trabalhos acadêmicos
Nos dias 13 e 14 de novembro, a programação continua com conferências, painéis e apresentações de trabalhos acadêmicos, que este ano ultrapassaram a marca de 80 resumos expandidos submetidos. A lista com os(as) pesquisadores(as) selecionados(as) será divulgada no dia 6 de novembro, quinta-feira.
Entre os convidados internacionais confirmados estão o doutor Zhao ShuHong, da Universidade de Pequim (China), o professor Raul Márquez, da Universidade de Barcelona (Espanha), e o doutor Eyder Bolívar Mojica, da Universidade de Envigado (Colômbia).
Para acessar a programação completa, basta clicar aqui.
Inscrições gratuitas e abertas ao público
Estudantes, magistrados(as), servidores(as), operadores(as) do Direito e interessados(as) em geral podem participar gratuitamente. No ato da inscrição, é necessário escolher, ou não, um dos minicursos disponíveis.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Confira os editais de cada minicurso:
11 de novembro
Minicurso 1 – Violência Escolar, Inteligência Artificial e Justiça Restaurativa
Minicurso 2 – Círculos de Construção de Paz como Instrumento de Comunicação Interpessoal e Prevenção/Tratamento de Conflitos
Minicurso 3 – Perspectiva de Gênero e Segurança Jurídica nos Julgamentos: Ferramentas Teóricas e Práticas
Minicurso 4 – Roda de Leitura: Mulheres e o Cárcere
Minicurso 5 – Casos de Sucesso em IA: Compartilhamento de Boas Práticas e Justiça Digital
12 de novembro
Minicurso Internacional 6 – Inteligência Artificial, Sistema Penal e Direitos Humanos
Minicurso 7 – O Acesso à Justiça em Tempos Tecnológicos
Minicurso 8 – Discursos de Ódio nas Redes Sociais e a Dignidade da Pessoa Humana
Minicurso 9 – O Uso da Tecnologia como Instrumento de Combate à Violência Familiar e Doméstica Contra a Mulher
Minicurso 10 – Inteligência Artificial e Pesquisa Científica: Ética, Ferramentas e Boas Práticas
Minicurso 11 – Judicialização da Saúde, Vulnerabilidade e Inteligência Artificial: Caminhos para um Atendimento Humanizado
Sobre o Congresso
Consolidado como o maior evento da Esmat, o Congresso Internacional em Direitos Humanos é realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e conta com apoio de instituições como o Copedem, Axia Energia, antiga Eletrobrás, Fapto, Capes, Asmeto, CNE e ILANUD/ONU.
A coordenação geral do evento é do desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Copedem. Já a coordenação científica está a cargo do professor doutor Tarsis Barreto Oliveira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGGPDH/UFT)