A Controladoria-Geral do Município de Palmas (CGM) realizou de terça e quinta-feira, 22 e 24, uma Roda de Conversa Técnica no auditório da Secretaria Municipal de Administração, reunindo representantes do setor financeiro de todas as unidades orçamentárias da administração pública de Palmas. O evento contou com dois participantes de cada órgão e teve como foco a apresentação da nova versão da Matriz de Riscos aplicada à Análise de Processos de Despesas Públicas.
A ação teve como principal objetivo apresentar a revisão da Matriz de Riscos e estimular o debate sobre sua aplicação prática no fortalecimento do Sistema Municipal de Controle Interno. Entre os palestrantes estiveram o auditor-geral de Palmas, Jesus Luiz de Assunção Júnior, e a analista de controle interno, Christiana Gomide Borges Ferraz. Eles explicaram os fundamentos da Matriz de Riscos, instituída pela Portaria SETCI/CGM nº 057/2022 e aprovada pela Instrução Normativa nº 001/2022. A atualização atual foi determinada pela Portaria nº 10/2025/CGM e aprovada por meio da Portaria nº 19/2025/CGM.
Mais eficiência
Segundo Jesus Luiz, a nova matriz representa um avanço significativo na forma de conduzir o controle interno, tornando-o menos centralizado e mais eficiente. “Essa revisão não é apenas técnica, mas inaugura uma nova mentalidade na administração pública, com organização das responsabilidades e adoção das três linhas de defesa previstas no artigo 169 da Lei nº 14.133/2021”, afirmou.
Christiana Gomide destacou que Palmas está implementando o modelo das “três linhas” de controle interno: a primeira formada pelos próprios setores da administração; a segunda pelos Núcleos Setoriais de Controle Interno (NUSCINs); e a terceira pela CGM, responsável pela auditoria e supervisão estratégica.
Durante o evento, os participantes discutiram os principais pontos da nova Matriz de Riscos e seus anexos, como os checklists para processos de baixo impacto e o Certificado de Adequação à Matriz de Riscos (CAM). Todos os documentos estão disponíveis no Portal da CGM, no link: no ícone Instrução Normativa.
Além da apresentação técnica, o evento também foi um espaço para esclarecimento de dúvidas e troca de boas práticas sobre a gestão de despesas com foco em riscos.
Avaliação dos participantes
Para Valéria dos Santos Fontes, servidora da Casa Civil, a roda de conversa “foi um momento de aprendizado e troca, onde compreendemos melhor a aplicação prática da matriz revisada e compartilhamos boas práticas”, disse.
Já Charles Alves da Silva, diretor de Administração, Finanças e Planejamento da Agência Municipal de Turismo, ressaltou a importância da atualização contínua. “Mesmo dominando o tema, é essencial acompanhar mudanças legais e trocar experiências com colegas, com o apoio da equipe técnica da CGM. A matriz de riscos é especialmente relevante para os setores financeiros, pois está alinhada à Lei nº 14.133/2021, que trata das novas normas de licitações e contratos públicos”, completou.
Texto: Renata Pessoa
Edição: Wédila Jácome
1/2
Prefeitura de Palmas se prepara para 2º Pop Rua Jud Pop Rua Jud é um…
Crianças participarão de desfile cívico fora da unidade educacional pela primeira vez em Palmas Evento…
Prefeitura de Palmas entrega reforma da quadra de esportes da ETI Luiz Rodrigues Monteiro Cerimônia…
Educação de Palmas realiza formação para supervisores pedagógicos com foco na avaliação do Saeb Próximo…
“Vocês são a força motriz desta iniciativa. Com empatia e respeito, cada ato de amor…
Prefeitura de Palmas oferta oficina gratuita sobre inovação a microempreendedores da Capital Capacitação será realizada…