Categories: Estado

Coordenador do Nupref destaca benefícios da Regularização Fundiária durante abertura do Webinário Solo Seguro Favela


O coordenador do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) da Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins, Wellington Magalhães, participou, nesta terça- feira (3/6), do webinário “Solo Seguro Favela: A Regularização Fundiária como Ferramenta de Transformação Social e Econômica”, promovida pela Corregedoria das Comarcas do Interior do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Durante o evento, o magistrado destacou os benefícios do incentivo à Regularização Fundiária no âmbito do TJTO e ainda o papel do Nupref e do Centro Judiciário de Regularização Fundiária (Cejuscaf) no apoio aos municípios em todo o processo. “Trabalhamos articulando, fomentando, orientando os municípios na política de regularização fundiária, sempre nos pautando pela transparência e pela segurança jurídica do processo”, afirmou.

O webinário foi encerrado nesta terça-feira (4/6) e contou com a participação de diversos magistrados das Corregedorias dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, do Tocantins e do Mato Grosso, além de Oficiais de Registro de Imóveis de comarcas baianas. O evento teve como objetivo discutir a Regularização Fundiária como uma ferramenta vital para a transformação social e econômica das favelas.

A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Conscientização e Mobilização do Programa “Solo Seguro Favela”, promovida pela Corregedoria Nacional de Justiça por meio do Provimento do CNJ nº 158, de 5 de dezembro de 2023. O programa visa ações sociais, urbanísticas, jurídicas e ambientais relacionados à Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com o objetivo de integrar núcleos informais ao ordenamento territorial urbano e registros fornecendo imóveis aos seus ocupantes, mesmo em áreas consideradas principalmente rurais.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Com foco no diálogo, TJTO participa da 20ª Semana Nacional da Conciliação, de 3 a 7/11, com mais de 3 mil audiências previstas

Com 3.361 audiências previstas, o Poder Judiciário do Tocantins participa da 20ª Semana Nacional da…

10 horas ago

TJTO leva JUS em Ação à Comarca de Novo Acordo na próxima segunda-feira (3/11)

A caravana do JUS em Ação irá desembarcar na Comarca de Novo Acordo, na próxima…

11 horas ago

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reforça linhas do transporte coletivo em horários de pico na região sul…

12 horas ago

Atividade manual com flor inspirada em técnica ikebana marca encerramento da X Semana da Saúde no TJTO

“Eu gosto muito de plantas, de jardinagem e de artesanato. Então, eu amei!”, expressou, entusiasmada,…

12 horas ago

Capacitação e autonomia: 24 mulheres concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Capacitação e autonomia: 24 mulheres concluem cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura de Palmas Em parceria…

13 horas ago

Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados | Prefeitura Municipal de Palmas

Cabos de iluminação de LED instalados este ano no Jardim Taquari são furtados Quase 300…

13 horas ago