Categories: Estado

Corregedora-Geral da Justiça destaca correições como momento de estímulo a boas práticas, busca por sugestões e atenção a demandas prioritárias


Com o compromisso em atuar com transparência, imparcialidade e celeridade, visando a melhoria contínua do sistema de justiça estadual, a Corregedoria-Geral da Justiça iniciou nesta semana as correições judiciais e extrajudiciais ordinárias de 2023. Nesta segunda-feira (27/2), após abrir os trabalhos na Comarca de Natividade, a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, fez a abertura da correição na comarca de Arraias, no período da tarde.

“Ao longo desta semana, passaremos a verificar as atividades das comarcas, oportunidade em que serão analisados processos, procedimentos, fluxos e rotinas de trabalho, com o objetivo permanente de aprimorar a qualidade do serviço prestado à população, estimulando boas práticas, buscando sugestões e ouvindo as demandas que carecem de prioridade”, destacou a desembargadora. 

Na oportunidade, a corregedora-geral da Justiça pontuou que no decorrer deste ano, 13 comarcas passarão pelo processo de correição e o objetivo  é ampliar o diálogo da população com a Corregedoria, magistrados, servidores, titulares de cartórios extrajudiciais e representantes de instituições que atuam junto ao Judiciário. A desembargadora também apresentou a equipe responsável pelos trabalhos, com os juízes auxiliares da CGJUS, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho à frente, respectivamente, da inspeção das serventias judiciais e supervisão dos Serviços Notariais e de Registro.

Durante suas falas, os juízes auxiliares ressaltaram o posicionamento da corregedora-geral em relação às correições, uma oportunidade de ouvir e dialogar, com sugestões que busquem a melhoria das atividades, em um esforço conjunto. Assim como a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, os dois juízes destacaram que as portas da CGJUS seguem abertas para a evolução do judiciário tocantinense no sentido de aperfeiçoar a prestação jurisdicional. 

Oportunidade 

Diretor do fórum da Comarca de Arraias,  o juiz Márcio Ricardo Ferreira Machado destacou a importância do período correcional não apenas para ajustar o que precisa ser aprimorado, mas para divulgar as boas práticas que são desenvolvidas pelas comarcas.

“É muito importante o período de correição, pois é um momento que podemos chamar de prestação de conta do judiciário para o jurisdicionado. Dentro de um processo de transparência nós temos condições de mostrar aquilo que foi feito nos últimos anos, aquilo que está sendo feito e também é uma oportunidade de receber orientação da Corregedoria, conhecer experiências de outras comarcas que estão dando certo para que a gente possa aprimorar e aperfeiçoar a prestação jurisdicional”, comentou o magistrado.

Discursos 

O juiz titular da 1ª Vara Civil e Cejusc, Eduardo Barbosa Fernandes, também destacou a importância do aprimoramento constante e pontuou que “a Comarca de Arraias certamente tem boas práticas para compartilhar, também temos pontos a aperfeiçoar e sugestões a fazer. Esse é o principal papel das correições e a corregedoria tem mostrado que tem o dialogo como norte”. 

Representando o Ministério Público, o promotor de Justiça João Neumann Nóbrega comentou que “o processo de correição é uma ferramenta que visa a melhoria do sistema de justiça como um todo e a comarca de Arraias só tem a ganhar, com isso temos um ganho integrado no sistema de justiça”. 

Já na visão do defensor público, Edson Pero de Azevedo Junior, “o processo de evolução é constante e o aperfeiçoamento dos trabalhos com as correições, certamente irá refletir em um ganho de produtividade para todo o sistema de justiça”. 

Presenças

Prestigiaram o evento o prefeito de Arraias, Herman Gomes de Almeida; o prefeito de Conceição do Tocantins, João Paulo Fernandes Costa; o prefeito de Novo Alegre, Valdomiro Dias da Cruz; o ´presidente da Câmara de Vereadores de Combinado, Paulo César Xavier de Oliveira; os vereadores de Combinado, Glauco Rafael, Adelicio Cavalcante e Reginaldo Rossi; a vereadora de Arraias, Hérnia Cristina dos Santos Carvalho; o Comandante do 10⁰ BPM, major Leonardo Teixeira; os delegados de Polícia, Ronaldo Fais e Melicia Resende; o Chefe de cartório da Unidade Prisional de Arraias, Lázaro de Assis; o diretor do campus da UFT de Arraias, Antonivaldo de Jesus; e a diretora Regional de Ensino,  Ana Lúcia Gonçalves. Compondo a mesa, Palmeron de Sena e Silva, decano da Advocacia em Arraias e no Tocantins, representou os advogados presentes.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

“Nosso Judiciário vai poder atender com mais conforto e acolhimento”

Gurupi viveu, nesta segunda-feira (15/9), um dia histórico. Após mais de quatro décadas de espera,…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza serviços de retirada de entulhos em regiões do Plano Diretor Sul | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza serviços de retirada de entulhos em regiões do Plano Diretor Sul…

11 horas ago

Servidores da Prefeitura de Palmas concluem curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro | Prefeitura Municipal de Palmas

Servidores da Prefeitura de Palmas concluem curso sobre Finanças Pessoais e Planejamento Financeiro Capacitação promovida…

11 horas ago

Professora da rede municipal de Palmas produz obra literária infantil com ilustrações em estilo mangá | Prefeitura Municipal de Palmas

Professora da rede municipal de Palmas produz obra literária infantil com ilustrações em estilo mangá…

12 horas ago

Curso sobre elaboração do Plano Plurianual tem início com a participação de 40 servidores | Prefeitura Municipal de Palmas

Curso sobre elaboração do Plano Plurianual tem início com a participação de 40 servidores Formação…

12 horas ago

Inscrições para processo seletivo do 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural de Palmas são prorrogadas | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para processo seletivo do 1º Coral Juvenil da Fundação Cultural de Palmas são prorrogadas…

13 horas ago