Categories: Estado

Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins conquista 1º lugar em premiação do CNJ por ações voltadas à regularização fundiária


A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) foi anunciada pela Corregedoria Nacional de Justiça, na noite desta quarta-feira (30/08), vencedora da 1ª edição do Prêmio Solo Seguro. Reconhecimento é devido as ações realizadas pelo Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) em prol da promoção da regularização fundiária no estado do Tocantins. 

Premiação será entregue em 18 de outubro. Ao todo, cinco projetos realizados em todo o país serão premiados, sendo que  também serão entregues 11 menções honrosas na solenidade marcada pelo CNJ.

As práticas foram avaliadas por critérios como impacto territorial e/ou social; eficiência e celeridade; inovação e criatividade; avanço no georreferenciamento de áreas urbanas e rurais; articulação com órgãos e entidades encarregados da regularização fundiária urbana e rural; e replicabilidade.

Conforme destaca a corregedora-geral de Justiça do Tocantins, Maysa Vendramini Rosal, o tema da regularização e governança fundiária são muito relevantes para toda a sociedade e destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Nupref desde a sua criação, em 2018. “Esse é um trabalho de continuidade, que teve início na gestão do desembargador Helvécio como corregedor e foi sendo fortalecido ao longo das gestões dos desembargadores João Rigo e Etelvina. Um belíssimo programa conduzido primeiramente pelo dr. Océlio e, agora, na nossa gestão, pelo juiz de direito Wellington Magalhães. O meu reconhecimento a todos que contribuíram e contribuem para que possamos levar cidadania a tantas famílias, com a garantia do direito a uma moradia digna e, consequentemente, acesso a outros direitos básicos do cidadão, como educação, saúde, lazer e infraestrutura”, disse.

“Esse prêmio é o reconhecimento que estamos no caminho certo, fazendo acontecer a  regularização fundiária para a cidadã e o cidadão tocantinense”, destacou o coordenador do Nupref, juiz Wellington Magalhães.

Atualmente, 114 municípios do Tocantins atuam em parceria com o Nupref e a Corregedoria já contribuiu para a entrega de mais de 10 mil títulos de legitimação fundiária, desde 2018, em todo o estado.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Solo Seguro visa reconhecer e disseminar ações, projetos ou programas inovadores e práticas de sucesso que visem ao aperfeiçoamento da Regularização Fundiária Urbana – Reurb e rural, bem como à identificação de áreas públicas e de proteção ambiental, à simplificação de procedimentos, à gestão compartilhada de informações e à redução da quantidade de tempo e de recursos necessários à conclusão de processos de regularização fundiária.

Esta é a primeira edição do prêmio e foi aberta à participação dos Tribunais, magistrados(as), servidores(as), registradores(as) de imóveis, associações representativas dos oficiais de registro de imóveis em âmbito nacional e estadual e órgãos ou entidades federais, estaduais e municipais, bem como entidades da sociedade civil e demais parceiros aderentes das ações de regularização fundiária.

Projetos vencedores 

1. Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref) – Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins/TJTO
2. Programa Imóvel Legal – Município de Itagimirim
3. Programa Registro para Todos – Tribunal de Justiça do Maranhão 
4. Projeto da Reurb do CORI/MG – Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais
5. Sistema de Informação Geográfica do Registro de Imóveis – Registro de Imóveis do Brasil



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

8 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

9 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

11 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

13 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

13 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

13 horas ago