Categories: Política

CTFC vota projeto que obriga plano de saúde a comunicar descredenciamento — Senado Notícias


Em reunião na quarta-feira (3), a partir das 11h, a Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) deve apreciar o projeto de lei que obriga os planos de saúde a comunicarem o descredenciamento de beneficiário de forma individualizada (PL 6.032/2023). Também será obrigatório comunicar dessa forma a substituição de unidade hospitalar ou de prestador de serviço.

O projeto foi apresentado pelo senador Wilder Morais (PL-GO) e será apreciado em decisão terminativa — ou seja, se aprovado na CTFC, poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para apreciação do Plenário. O texto conta com voto favorável do relator, senador Cleitinho (Republicanos-MG).

De acordo com o projeto de lei, a comunicação será efetuada por meio de canal de comunicação eletrônico indicado pelo próprio consumidor. Na ausência de indicação desse contato, a operadora adotará meio de comunicação individual que permita a comprovação do recebimento da mensagem pelo destinatário.

Atualmente, a operadora deve comunicar o desligamento e as substituições na rede aos beneficiários apenas por meio de seu portal corporativo e de sua central de atendimento, com pelo menos 30 dias de antecedência. Essas informações devem permanecer disponíveis para consulta por, no mínimo, 180 dias.

Mudança na quantidade

Outro projeto a ser apreciado em caráter terminativo pela CTFC obriga que os rótulo das embalagens de produtos informem sobre redução quantitativa ou de peso do produto se ela for superior a 10% (PL 6.122/2023). O fornecedor deverá manter esses dados pelo prazo mínimo de dois anos. 

Atualmente, o Procon baseia-se em uma portaria do Ministério da Justiça, de 2021, que estabelece informação na embalagem pelo prazo mínimo de seis meses. O projeto é de autoria da senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) com relatório favorável do senador Sérgio Moro (União-PR).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 5 a 12/12

Portaria Nº 3887/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 27 de novembro de 2025 Dispõe sobre a…

3 horas ago

JUS em Ação finaliza ciclo 2025 em Wanderlândia e reforça integração, apoio e cuidado com servidores(as) do interior

Com espírito de integração e união entre os(as) servidores(as) de todo o Poder Judiciário do…

4 horas ago

Em Wanderlândia, inauguração do 22º Banco Vermelho encerra programação do JUS em Ação 2025

Na semana em que o judiciário esteve mobilizado para dar celeridade ao julgamento de processos…

5 horas ago

16 casais participam de casamento Comunitário em Wanderlândia

A celebração do casamento de 16 casais marcou a 6ª edição do JUS em Ação…

6 horas ago

Judiciário do Tocantins participa do Seminário Mudanças Climáticas 2025 e fortalece ações alinhadas à Resolução CNJ nº 646/2025

O Poder Judiciário do Tocantins marcou presença no Seminário Mudanças Climáticas 2025, realizado na última…

7 horas ago

Judiciário do Tocantins institui nova comissão para prevenir e enfrentar assédio, discriminação e intolerância religiosa

O Poder Judiciário do Tocantins publicou, no Diário da Justiça desta segunda-feira (1º/12), a Resolução…

8 horas ago