O curta-metragem ‘Dançando pelos Tesouros do Tocantins: História, Arte e Cultura’, produzido por alunos da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, foi selecionado para a 15ª edição do Festival de Cinema Estudantil do Uruguai (Fenacies), renomado evento de audiovisual voltado a estudantes de todo o mundo, desde o ensino fundamental até a universidade. A divulgação oficial dos selecionados aconteceu dia 12 de julho e as exibições acontecerão de 4 a 10 de setembro, no Auditório Nelly Goitiño – Sodre, em Montevidéu, Uruguai, e contará com a presença do professor Dayvid Carvalho, coordenador da produção e representante da equipe.
Os estudantes João Paulo Herondino de Sousa, Ana Beatriz Tavares Coutinho, Lisandra Ayres do Nascimento, Ana Laura Franco Zeni Bazotti, Mariana Salles Rassati e Julia Gomes Rodrigues da Silva dividiram as funções de produção e atuação, promovendo uma celebração da herança cultural do estado por meio da dança, música e poesia, além de um convite para a preservação desta rica história para as gerações futuras. A produção tocantinense irá concorrer com participantes de Porto Rico, Argentina, Colômbia, Espanha, Irã, França, México, Equador, Perú, Paquistão e diversos estados brasileiros.
O professor Dayvid explica que ‘Dançando pelos Tesouros do Tocantins’ é parte do projeto Comunicação Tamandaré, que também trabalha com um podcast, o Tamandacast, eventos inclusivos como o Sem Cerimônia, e o Tamandaré Produções, responsável pelo curta metragem. “Ano passado também nos inscrevemos no Fenacies, mas não conseguimos a classificação. Este ano, com este curta documental, estamos tendo essa oportunidade novamente”, disse.
“Ser selecionado para um festival de tamanha relevância é mais do que uma conquista, é a prova viva de que nossos alunos, nossa escola e a educação de Palmas estão no caminho certo. Essa vitória revela que a educação transcende as paredes da sala de aula. Rompe barreiras, transforma realidades e mostra que, quando há trabalho em equipe, dedicação e protagonismo juvenil, os resultados são extraordinários”, finalizou.
Fenacies
O Fenacies é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2011 com objetivo de criar um festival de cinema voltado especificamente à valorização da criatividade e esforço dos jovens. Desde o início, foi declarado de interesse educativo pelo Conselho de Educação Primária, de interesse cultural pelo Ministério da Educação e Cultura, e de interesse turístico pelo Ministério de Turismo e Esporte do Uruguai. Desde 2015 conta com apoio institucional da UNESCO.
São cinco categorias para participação. Ensino Fundamental, Ensino Médio (primeira etapa), Ensino Médio (segunda etapa), Universidade e Amador. A temática é totalmente livre.
Texto: Rogério Franco
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
Inscrições para últimas vagas dos cursos gratuitos de iniciação artística em Palmas se encerram nesta…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) manifesta o seu pesar pelo falecimento da senhora…
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de…
Parte da programação do XVI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do…
Eduardo Siqueira Campos assina ordem de serviço para elaboração de projeto do Corredor de Transporte…
Prefeitura apresenta minuta prévia da comissão de revisão Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos…