O curta-metragem ‘Dançando pelos Tesouros do Tocantins: História, Arte e Cultura’, produzido por alunos da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, foi selecionado para a 15ª edição do Festival de Cinema Estudantil do Uruguai (Fenacies), renomado evento de audiovisual voltado a estudantes de todo o mundo, desde o ensino fundamental até a universidade. A divulgação oficial dos selecionados aconteceu dia 12 de julho e as exibições acontecerão de 4 a 10 de setembro, no Auditório Nelly Goitiño – Sodre, em Montevidéu, Uruguai, e contará com a presença do professor Dayvid Carvalho, coordenador da produção e representante da equipe.
Os estudantes João Paulo Herondino de Sousa, Ana Beatriz Tavares Coutinho, Lisandra Ayres do Nascimento, Ana Laura Franco Zeni Bazotti, Mariana Salles Rassati e Julia Gomes Rodrigues da Silva dividiram as funções de produção e atuação, promovendo uma celebração da herança cultural do estado por meio da dança, música e poesia, além de um convite para a preservação desta rica história para as gerações futuras. A produção tocantinense irá concorrer com participantes de Porto Rico, Argentina, Colômbia, Espanha, Irã, França, México, Equador, Perú, Paquistão e diversos estados brasileiros.
O professor Dayvid explica que ‘Dançando pelos Tesouros do Tocantins’ é parte do projeto Comunicação Tamandaré, que também trabalha com um podcast, o Tamandacast, eventos inclusivos como o Sem Cerimônia, e o Tamandaré Produções, responsável pelo curta metragem. “Ano passado também nos inscrevemos no Fenacies, mas não conseguimos a classificação. Este ano, com este curta documental, estamos tendo essa oportunidade novamente”, disse.
“Ser selecionado para um festival de tamanha relevância é mais do que uma conquista, é a prova viva de que nossos alunos, nossa escola e a educação de Palmas estão no caminho certo. Essa vitória revela que a educação transcende as paredes da sala de aula. Rompe barreiras, transforma realidades e mostra que, quando há trabalho em equipe, dedicação e protagonismo juvenil, os resultados são extraordinários”, finalizou.
Fenacies
O Fenacies é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2011 com objetivo de criar um festival de cinema voltado especificamente à valorização da criatividade e esforço dos jovens. Desde o início, foi declarado de interesse educativo pelo Conselho de Educação Primária, de interesse cultural pelo Ministério da Educação e Cultura, e de interesse turístico pelo Ministério de Turismo e Esporte do Uruguai. Desde 2015 conta com apoio institucional da UNESCO.
São cinco categorias para participação. Ensino Fundamental, Ensino Médio (primeira etapa), Ensino Médio (segunda etapa), Universidade e Amador. A temática é totalmente livre.
Texto: Rogério Franco
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
Conselho Municipal de Habitação realiza segunda reunião ordinária e avança em pautas para a habitação…
Prefeitura de Palmas orienta população sobre descarte irregular de entulhos Zeladoria Urbana alerta que a…
Banco do Povo de Palmas ganha primeiro Regimento Interno e consolida nova fase de retorno…
Técnicos da Semed analisam Plano Educacional Individualizado das escolas da rede municipal de ensino de…
Especialistas reunidos na Comissão de Educação (CE) defenderam o complemento da União ao Fundeb, mas…
A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Palmas, Ana…