Categories: Negócios

“Dark kitchen”: oportunidade para pequenos negócios que apostam no delivery | ASN Tocantins


O modelo de negócios das dark kitchens tem chamado a atenção de empreendedores interessados no segmento de alimentação, seja para quem quer começar a empreender ou para quem já atua no ramo. Com o boom do delivery durante a pandemia, a tendência do food service ganhou mais espaço.

Estudo realizado no ano passado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) constatou que quase 30% dos restaurantes parceiros do Ifood são dark kitchens. A universidade coletou informações de 22,5 mil estabelecimentos listados no aplicativo nas cidades de Limeira, Campinas e São Paulo.

O termo em inglês dark kitchen refere-se a cozinhas montadas para funcionar apenas no formato de entrega. Os estabelecimentos não possuem atendimento em salão, nem mesmo no balcão para retirada no local. Esse tipo de operação também recebe o nome de ghost kitchen, ou na tradução literal “cozinhas fantasmas”, por funcionarem em locais sem fachada. Toda interação com o cliente acontece no mundo virtual, por isso, podem ser chamadas também de virtual kitchen.

Tipos de Dark Kitchen

Os modelos mais tradicionais de dark kitchen já são conhecidos, principalmente pelas pizzarias 100% delivery, mas atualmente, a operação desse tipo negócio tem ganhado outras versões. A cloud kitchen, por exemplo, tem sido opção para que quem expandir as operações de restaurantes que já existem ou criar uma marca virtual com baixo custo. Nesse último caso, é comum que o funcionamento seja realizado em cozinhas industriais compartilhadas.

Benefícios

Entre as vantagens de investir no modelo de operação, segundo o Sebrae, estão o menor custo fixo, pois a ausência de salão permite uma equipe mais enxuta, além da possibilidade de escolher um ponto comercial mais barato e fazer entregas para toda a região. A otimização de custos e multimarcas também favorecem as dark kitchens ao oferecer diferentes tipos de gastronomia, a partir da mesma cozinha, com pratos preparados em uma cozinha compartilhada.

Confira abaixo algumas dicas do Sebrae para garantir que seu negócio alcance sucesso como uma dark kitchen:

1. Planejamento e restrição de cardápio

Um bom planejamento vai garantir uma boa experiência ao cliente. Por isso, garanta qualidade e a integridade dos alimentos que são embalados para o serviço de entrega. Restringir o cardápio, priorizando alimentos que não sofram grandes mudanças de sabor e aparência pelo tempo de preparo e consumo, é uma forma de evitar reclamações e baixa pontuação nos aplicativos de entrega.

2. Embalagem adequada

Escolher uma embalagem para viagem apropriada para o tipo da comida é fundamental para que durante o trajeto da entrega não ocorra acidentes, como vazamentos e mistura de itens que desfavoreçam a apresentação do alimento.

3. Gestão das margens de lucro

As taxas de cobrança sobre o valor do pedido podem variar bastante conforme o aplicativo de entrega utilizado. É importante entender bem o contrato e o impacto nas margens de lucro do negócio.

4. Localização

Se o ponto for localizado em uma área mista (residencial e comercial), alguns cuidados devem ser tomados para não gerar problemas com a vizinhança. Fique atento à limitação de ruídos de acordo com o horário, além de emissão de odores e gases. O descarte correto dos resíduos deve seguir as normas sanitárias e os horários estabelecidos pelo serviço público de coleta.

5. Sinalização e comunicação

Coloque uma boa sinalização para os motoboys identificarem o local correto da retirada das entregas. Seja objetivo na sua comunicação para alcançar o máximo de eficiência. Não esqueça de observar o sentido do trânsito da via onde sua dark kitchen está instalada para não atrapalhar a circulação de outros veículos.

Conheça mais sobre o assunto aqui.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 9 9971-2198
Assessoria de Imprensa: (63) 9 9968-4366
www.to.agenciasebrae.com.br
www.sebrae.com.br/tocantins
Facebook: @sebraetocantins
Instagram e Twitter: @sebraeto

Licença: Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias do Tocantins podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da Agência. Para mais informações, os jornalistas devem entrar em contato pelo telefone (63) 3219-3302 ou pelo Whatsapp da Assessoria de Imprensa (63) 9.9968-4366, no horário das 9h às 17h.



Fonte

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO marca presença no XI Simpósio Nacional sobre Previdência e Legislação de Pessoal na Administração Pública

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) participa do XI Simpósio Nacional de Previdência dos…

59 minutos ago

CDH aprova projeto que proíbe multa a PcD por desistir curso — Senado Notícias

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou, na terça-feira (26), projeto que livra pessoas com…

1 hora ago

Ação Social de Palmas informa comunidade sobre regras do Cadastro Único e Bolsa Família | Prefeitura Municipal de Palmas

Ação Social de Palmas informa comunidade sobre regras do Cadastro Único e Bolsa Família Outras…

2 horas ago

Novas regras para contagem de prazos processuais já estão em vigor

Desde o dia 16 de maio, estão valendo as novas regras para a contagem de…

2 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa da abertura do Feirão do MEI na Casa do Empreendedor de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos participa da abertura do Feirão do MEI na Casa do Empreendedor…

2 horas ago

Prefeitura de Palmas é parceira do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção que ocorre nos dias 29 e 30 na Capital | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas é parceira do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção que…

2 horas ago