Categories: Estado

De olho na economicidade, Poder Judiciário discute compra compartilhada com órgãos do Sistema de Justiça


Economia aos cofres públicos e celeridade nos processos licitatórios. Estes são alguns aspectos envolvidos quando se fala em compra compartilhada, pauta da reunião encabeçada pelo Poder Judiciário, por meio da Diretoria-Geral do Tribunal de Justiça (TJTO) nesta quinta-feira (17/8) com representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Defensoria Pública do Estado (DPE).

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJTO e presidente da Comissão de Governança e Contratações, Roniclay Alves de Morais, este é um excelente modelo para se gerir a coisa pública. “Prezamos pela transparência e cuidado na gestão da coisa pública, quando caminhamos juntos nas demandas comuns às instituições, todos saem ganhando. Acredito que esse encontro é extremamente importante, pois o dinheiro público deve ser tratado com respeito e essa união de esforços reverte em benefício para todo mundo, o foco é a economicidade”, disse.

O diretor Financeiro do TJTO, Gizelson Monteiro, explicou que neste modelo o princípio é usar uma fonte única para os entes envolvidos. “Essa iniciativa retoma algo que a gente nunca tinha que ter distanciado, poder comprar bem mais barato por meio de um caixa único. Pois em uma licitação quanto maior o volume do item, o contratante tende a diminuir seu valor e é aí que ganhamos em termos de economia”, salientou. 

Termo de Cooperação

Ficou alinhado que as partes irão avaliar o Plano Anual de Contratações (PAC) dos órgãos interessados para checarem as demandas correlatas entre si e, paralelo a isso será construída a minuta do Termo de Cooperação Técnica que deve ser assinada em cerca de 30 dias, segundo a diretora-Geral do TJTO, Ana Carina Mendes.

“O Tribunal já trabalha com a nova legislação e a ideia é elaborar uma minuta para ainda este ano iniciarmos a contratação de um veículo elétrico, já pensando na sustentabilidade e economia. Atualmente, as instituições estão cada uma gastando esforços, energia e dinheiro para atender o bem comum. Com a adesão ao Termo, teremos um ganho de interesse público”, destacou a diretora referindo-se a nova Lei de Licitações nº 14.133, de 1º de abril de 2021.

Presenças

Participaram da reunião, o juiz auxiliar da Presidência do TJTO e presidente da Comissão de Governança e Contratações, Roniclay Alves de Morais; diretora-geral do TJTO, Ana Carina Mendes; diretor Administrativo do TJTO, Ronilson Pereira; diretor Financeiro do TJTO, Gizelson Monteiro; representantes do TCE: Evani Portugal de Sousa – Diretora-Geral e Assessora Especial, Adriana Durante Dalla Costa; representantes da DPE: Francisco Carlos Gois Nonato, Superintendente de Administração e Finanças; Naymara Coelho, Diretora Jurídica; e Bartyra Viana Sandini, coordenadora de apoio administrativo.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas participa de ato de combate à intolerância religiosa Atividade realizada na Câmara…

9 horas ago

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos Exigências…

10 horas ago

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Oficinas de artes da temporada de férias da Fundação Cultural de Palmas seguem até próxima…

10 horas ago

Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas apresenta estudos para requalificação dos acessos à rotatória na BR-010, em Taquaralto…

11 horas ago

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar | Prefeitura Municipal de Palmas

Procon Municipal de Palmas divulga pesquisa de preços de material escolar Levantamento foi realizado nos…

11 horas ago

Corregedoria-Geral da Justiça publica orientações sobre proteção de dados pessoais em listas de jurados

Publicada no Diário da Justiça nº 6031, nesta terça-feira (20/01), a Recomendação nº 4 da Corregedoria Geral da…

11 horas ago