A Defesa Civil de Palmas emitiu alerta para risco de tempestade com possibilidade de queda de granizo na Capital nesta quarta-feira, 14, conforme informações do Boletim da Sala de Situação do órgão. O aviso tem como base alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), classificado com grau de severidade de perigo potencial.
De acordo com o Inmet, o alerta é válido a partir das 9h30 e segue até as 23h59 do mesmo dia, abrangendo Palmas e região. Durante o período, podem ocorrer chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo do dia, além de ventos fortes, com rajadas que podem variar entre 40 e 60 km/h. O órgão também aponta a possibilidade de queda de granizo, o que pode provocar danos pontuais, especialmente em telhados, veículos, áreas de cultivo e alagamentos.
Apesar de o alerta indicar baixo risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos em áreas mais vulneráveis, a Defesa Civil de Palmas reforça a necessidade de atenção redobrada da população durante o período de instabilidade climática.
Segundo o gerente de Prevenção, Mitigação e Desastres da Defesa Civil de Palmas, Arthur Mendonça Simões, os cuidados preventivos são fundamentais. “A orientação é para que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e não estacione veículos próximo às árvores. No trânsito, durante a chuva, mantenha distância segura do veículo à sua frente para o caso de frenagem brusca. Faça revisão nos telhados das casas antes das chuvas e procure um abrigo seguro durante tempestades fortes”, disse.
Alertas por SMS e WhatsApp
A Defesa Civil de Palmas também reforça a importância do cadastro no sistema gratuito de alertas por SMS e WhatsApp, que notifica a população sempre que houver previsão de tempestades, vendavais, alagamentos ou outros riscos ambientais.
O cadastro é simples e gratuito. Para se inscrever, o morador deve enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Após o envio, o sistema confirma automaticamente o cadastro e o usuário passa a receber os alertas sempre que houver previsão de risco para a região informada, possibilitando antecipação e maior segurança diante de eventos climáticos adversos.
Texto: Marcio Greick
Edição: Fernanda Sousa
A senadora Professora Dorinha articulou junto ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Integração…
Gradagem de terras já beneficiou mais de 400 agricultores Ação é realizada pela Prefeitura de…
Prefeitura de Palmas prorroga prazo para credenciamento de agricultores familiares no Programa de Aquisição de…
Empresários tocantinenses participam da NRF Retail’s Big Show 2026, em Nova Iorque (EUA), por meio…
O juiz diretor do Foro da Comarca de Paranã, Frederico Paiva Bandeira de Souza, oficializou,…
Fundação Cultural de Palmas promove inclusão social de acolhidos da Casa Abrigo Raio de Sol…