Categories: Palmas

Defesa Civil de Palmas atua em mais de 100 focos de incêndio em julho | Prefeitura Municipal de Palmas


Defesa Civil de Palmas atua em mais de 100 focos de incêndio em julho

Equipes utilizam bombas costais e sopradores no combate às queimadas, com maior número de ocorrências na região sul da Capital; animais silvestres também foram resgatados durante as ações

A Prefeitura de Palmas, por meio da Defesa Civil Municipal, segue atuando no combate aos focos de incêndio que atingem a cidade neste período de estiagem. Somente neste mês de julho, o órgão registrou 102 ocorrências, com maior incidência na região sul da Capital. Os brigadistas utilizam equipamentos como bombas costais e sopradores para controlar as chamas e minimizar os danos ao meio ambiente.

Os atendimentos ocorreram entre os dias 1º e 18 de julho, com destaque para o dia 15, quando as equipes atuaram em 13 focos de incêndio em um único turno. Entre as ações recentes, na última sexta-feira, 18, uma ocorrência foi registrada no Assentamento São João, com a equipe do dia composta por quatro brigadistas. Outro chamado, no setor União Sul, três brigadistas deram apoio ao Corpo de Bombeiros após acionamento via Sistema Integrado de Operações (Siop).

Além dos incêndios, as equipes realizaram resgates de animais silvestres. Na última semana, em dois combates realizados no Morada do Sol e na quadra Arse 102 (1006 Sul), foram resgatados uma cobra e um lagarto. Desde o dia 4 de abril, a Prefeitura de Palmas conta com equipe de brigadistas contratados e capacitados exclusivamente para atuação em combate a incêndios florestais.

O superintendente da Defesa Civil Municipal, Wellington Alves De Amorim, destacou a importância da atuação preventiva e do trabalho contínuo das equipes. “É fundamental para reduzir os impactos dos incêndios florestais, especialmente neste período de estiagem. Nossas equipes estão capacitadas e equipadas para atuar com segurança e eficiência no combate aos focos de incêndio. Reforçamos o pedido para que a comunidade evite práticas que possam provocar queimadas e acione nossos canais oficiais em caso de emergência”, ressaltou.

Denúncias

A gestão reforça que, em caso de focos de incêndio, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 153 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Em caso de flagrante, é importante também realizar a denúncia por meio do 153, para que as autoridades possam adotar as medidas cabíveis.

Texto: Jéssica Sá

Edição: Iara Cruz



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Palmas recebe 2º Mutirão Pop Rua Jud com serviços gratuitos a pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade socioeconômica nesta sexta-feira (12/9)

 Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…

16 minutos ago

Augusta Brito é a nova procuradora especial da Mulher no Senado — Senado Notícias

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…

1 hora ago

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

1 hora ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

2 horas ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

2 horas ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

2 horas ago