A Prefeitura de Palmas alerta para o crescente descarte irregular de entulho, móveis e restos de construção civil em contêineres destinados exclusivamente ao lixo doméstico. A prática, recorrente em diferentes regiões da cidade, compromete o funcionamento das estruturas disponibilizadas pelo município, prejudica o trabalho das equipes de limpeza urbana e representa um impacto financeiro significativo, já que muitas dessas unidades precisam ser substituídas.
Nesta semana, equipes de coleta realizaram atendimento em um condomínio residencial na Arne 71 (604 Norte), onde um contêiner foi encontrado com cama, colchão e guarda-roupa. A estrutura ficou danificada e impossibilitou o recolhimento do lixo doméstico. Situação semelhante ocorreu no setor União Sul, onde o volume de entulhos inviabilizou a coleta regular. Além das áreas residenciais, o problema também é recorrente nas margens de rodovias, onde contêineres têm sido ocupados irregularmente por resíduos pesados, ocupando o espaço destinado ao lixo comum.
Segundo o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação, Bruno Mouzinho, a conduta da população tem gerado impactos diretos no serviço público e no meio ambiente. “Quando um morador descarta entulho ou móveis em contêineres de lixo doméstico, ele não apenas danifica uma estrutura paga com recursos públicos, mas também atrasa a coleta, aumenta o custo operacional e provoca riscos ambientais. O município precisa destacar máquinas e equipes extras para retirar esse material, algo que poderia ser evitado com o uso correto dos espaços de descarte. É essencial que cada cidadão faça sua parte para manter a cidade limpa e funcional”, reforça.
Crime ambiental
A Prefeitura lembra que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental, previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), e pode resultar em multas e outras sanções. A infração ocorre quando resíduos são deixados em locais inadequados, como ruas, praças, terrenos baldios ou estruturas públicas destinadas a outro tipo de material.
Diante das recorrentes ocorrências, o município reforça que os contêineres são destinados exclusivamente ao lixo doméstico e orienta os moradores a buscar alternativas corretas para o descarte. Para entulhos de inservíveis, móveis, por exemplo, os moradores podem solicitar a coleta à Prefeitura, pelo canal de atendimento da Secretaria de Zeladoria Urbana (63) 3212-7426. No caso de eletrodomésticos e eletrônicos, a recomendação é destinar a empresas de reciclagem.
Texto: Alcione Luz
Edição: Iara Cruz
1/2
No artesanato do Tocantins cada trançado ou bordado guarda histórias que atravessam gerações e revelam…
O Poder Judiciário do Tocantins participou, nos dias 24 e 25 de novembro, o IV…
Centros de atendimento ao turista da Capital fortalecem o setor com suporte direto ao visitante…
Educação Municipal: piso garantido, formação ampliada e obras retomadas marcam o primeiro ano da gestão…
O presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Marilon Barbosa (Republicanos), agradece à Comissão de…
Acontece nessa quinta-feira, 27 de novembro, o I Encontro do Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares…