O Dia D do projeto JUS em Ação começou cuidando de quem cuida da Justiça. Nesta segunda-feira (1º/9), no Fórum da Comarca de Goiatins, magistrados(as), servidores(as) e equipes técnicas participaram de uma manhã voltada ao bem-estar, à saúde física e mental e à integração, reforçando o compromisso do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) com a valorização do corpo funcional e a excelência na prestação de serviços à sociedade.
O evento inicial, voltado ao público interno, reuniu atividades como ginástica laboral, palestras sobre saúde, sessões de mindfullness e atendimentos médicos, criando um espaço de acolhimento e diálogo para magistrados e servidores.
A presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, destacou que o projeto JUS em Ação nasceu com o propósito de aproximar a Justiça da sociedade, sem esquecer de quem está na linha de frente dos serviços.
“Assim que fui eleita, queríamos muito fazer um trabalho mais próximo da sociedade. Esse projeto é importante porque atende tanto à população quanto aos servidores. Precisamos cuidar de quem cuida da Justiça e oferecer o apoio necessário para que possamos avançar juntos.”
Proximidade e integração institucional
O juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Arióstenis Guimarães Vieira, ressaltou que a gestão tem priorizado as comarcas de entrância inicial, que muitas vezes enfrentam desafios estruturais. “Essa iniciativa nos permite construir uma nova história. As comarcas pequenas, como Goiatins, também precisam de atenção especial. O Tribunal tem assumido um papel de integração, ampliando o diálogo com órgãos parceiros e fortalecendo os serviços oferecidos à população e aos servidores.”
O juiz diretor da Comarca de Goiatins, Herisberto Furtado Caldas, lembrou que valorizar o corpo funcional fortalece diretamente a prestação jurisdicional. “A verdadeira Justiça é essa daqui, que acontece nas comarcas pequenas”, afirmou, ao parabenizar a presidente do TJTO pela iniciativa de aproximar a cúpula do Judiciário das comarcas de entrância inicial e do cidadão.
Conquistas para os servidores e investimentos estruturais
O diretor-geral do TJTO, Francisco Cardoso, apresentou um retrospecto das conquistas alcançadas nos oito meses de gestão, destacando melhorias estruturais e avanços na valorização dos servidores, como troca de todos os computadores da comarca, resolução de problema de conectividade, reajuste da bolsa dos estagiários, implementação da URV e reforço na segurança do prédio do fórum. “A gente vai continuar trabalhando para fazer sempre o melhor pela comarca”, afirmou.
O coordenador de Gestão Estratégica do TJTO, Renato Alves, apresentou os números da comarca e destacou que Goiatins foi a terceira comarca que mais recebeu processos e também uma das que mais realizaram julgamentos. Segundo ele, os bons resultados podem servir de modelo para outras unidades do mesmo porte.
Saúde e bem-estar no centro da gestão
Com uma abordagem inovadora, o JUS em Ação ofereceu atendimentos médicos, orientações sobre prevenção e cuidados com saúde mental, incluindo sessões conduzidas por especialistas. O psiquiatra Wordney Camarço, do Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Psicossocial (Napsi) do TJTO), que palestrou sobre saúde emocional no trabalho, ressaltou a importância de ambientes institucionais saudáveis. “O trabalho nunca é neutro. Ou ele favorece a saúde, ou contribui para o adoecimento. Precisamos criar espaços que promovam bem-estar, integração e acolhimento. Essa é uma responsabilidade coletiva.”
Já o médico Flávio Cavalcante alertou para a importância do autocuidado. “Não basta ter toda essa assistência se o servidor não busca mudar hábitos. Às vezes cobra-se muito, mas ele mesmo não faz o que é fundamental. É preciso ter mais consciência e cuidar de si.”
Para a presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Tocantins, Maria das Dores, a iniciativa reforça a sensibilidade da gestão com quem atua na linha de frente. “A gestão tem demonstrado essa atenção desde que assumiu, e isso é muito gratificante, fazendo com que os servidores sintam-se valorizados. Cuidar das pessoas é fortalecer a Justiça.”
Ainda durante a programação da manhã, a juíza coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), Cirlene Maria de Assis, falou sobre o Programa de Proteção, Acolhimento Humanizado e Solidário às Mulheres do Poder Judiciário do Tocantins (PAHS) e o acolhimento disponível a todas as servidoras.
Reconhecimento institucional
Durante o evento, a presidente do TJTO homenageou servidores e magistrados da Comarca com certificados de reconhecimento institucional, conforme a Portaria nº 2909/2025, valorizando anos de dedicação ao serviço público. Foram homenageados os servidores Antônio Luiz Pereira Silveira e Diana da Cruz Campos Ferreira, além do juiz Herisberto Furtado Caldas. Ao receber o certificado, Antônio Luiz ressaltou o orgulho de integrar a equipe. “É uma honra e muito gratificante ter o reconhecimento do Tribunal pelo trabalho prestado durante esses 27 anos na Comarca de Goiatins e ver que o Tribunal hoje realmente está olhando para o servidor.”
A Comarca de Goiatins conta com 16 servidores. Entre eles, Joelma Moreira da Costa, secretária do juízo, destacou o impacto positivo do projeto. “Nós temos um projeto chamado Dados São Vidas, porque cada número representa uma pessoa. Hoje, ver o Tribunal olhar para Goiatins e para os nossos servidores nos faz sentir valorizados. A gestão demonstrou que enxerga nossas vidas, nossas necessidades e a importância do nosso bem-estar. É uma honra receber essa atenção.”