Categories: Estado

Diplomação de novos doutores e premiação de acadêmicos marcam encerramento de Congresso Internacional em Direitos Humanos no TJTO


O XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos foi encerrado, nesta sexta-feira (14/11), com a entrega dos certificados de conclusão do Doutorado Interinstitucional em Direito e Políticas Públicas, desenvolvido pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), em parceria com o Centro Universitário de Brasília (UniCeub). A solenidade aconteceu no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e marcou o encerramento do evento após três dias de debates e reflexões sobre os desafios e avanços da Inteligência Artificial no Poder Judiciário e nos Direitos Humanos.

Após a diplomação dos doutores, foi realizada a premiação dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação que participaram da atividade “Exposição de Banners”, ocorrida na quinta-feira (13/11), com a apresentação de 90 trabalhos em formato de painéis. Todos os certificados foram entregues pelo diretor-geral da Esmat e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), desembargador Marco Villas Boas.

“Foram dias memoráveis, de muito conhecimento e trocas, a partir dos conteúdos de IA apresentados. Então, usem com consciência e responsabilidade, aproveitando tudo que foi ofertado”, pontuou o desembargador.

O curso de doutorado teve início em 2020 e, na oportunidade, quinze novos doutores receberam a certificação. Em nome da turma, o juiz auxiliar da Presidência do TJTO, Esmar Custódio Vêncio Filho, agradeceu à Esmat pela oportunidade de ofertar “algo impensável, como as aulas com pessoas do mais alto gabarito, como os ministros Ayres Britto, Fux e Barroso”, destacou.

“Foi um conhecimento extraordinário, e todos se ajudaram na turma”, complementou o juiz Esmar, destacando que “uma ostra feliz não faz pérola”.

Quem também acreditou em seus sonhos e não parou mesmo perante os desafios enfrentados no decorrer do curso, foi a professora Nathália Canhedo, que, no meio do doutorado, teve a pequena Cecília, hoje com um ano e meio.

“Meu Deus, como é que eu vou conseguir duas grandes missões, dois grandes títulos? No dia da defesa, eu coloquei uma camiseta com os três títulos que mais me orgulho: mestra, doutora e mãe. Então, assim, foi uma tripla jornada”, disse, orgulhosa, ao concluir o doutorado com sua pequena no colo. Ela reforçou: “Estou hoje abrindo portas para que a Cecília, um dia, se quiser, também esteja nessa mesma situação que a mãe dela. Eu acho que ela vai, lá na frente, quando entender, olhar e sentir o orgulho da mãe que abriu portas para que ela também tenha uma boa educação.”

Acompanharam o desembargador na entrega dos certificados: a diretora-adjunta da Esmat, desembargadora Angela Haonat; o professor e coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito e Políticas Públicas do UniCeub, doutor Marcelo Dias Varella; a professora doutora Liziane Paixão, coordenadora acadêmica do Doutorado Interinstitucional em Direito do UniCeub/Esmat; e o professor doutor Gustavo Paschoal, coordenador local do mesmo programa.

Premiação

Categoria: Iniciação Científica

1º lugar – Ana Júlia Coelho Flôres Martins

Tema: Inteligência Artificial e Sustentabilidade: A utilização de ferramentas de IA na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Orientação: Professor Tarsis Barreto de Oliveira

 

2º lugar – Andrya Hellen da Silva Ferreira

Tema: A (Sub)representação de mulheres e pessoas negras no Supremo Tribunal Federal: Democracia, direitos humanos e desigualdade institucional

Orientação: Professora Graziela Tavares de Souza Reis

 

3º lugar – Pedro Henrique Porto Mangabeira e Mylena de Brito Barros

Tema: A alienação parental e os direitos da personalidade: Reflexos da proteção integral das pessoas nas relações familiares

Orientação: Professora Priscila Madruga Ribeiro

 

Categoria: Pesquisa Acadêmica

1º lugar – Thalison Ribeiro Nogueira e Daniel Gonçalves da Silva

Tema: Tecnofeudalismo e as novas formas de dominação no giro geopolítico mundial: o papel do Direito na garantia e proteção de direitos nessa nova ordem

Orientação: Professora Christiane de Holanda Camillo

 

2º lugar – Rafaella Nunes Belo de Lima Carvalho

Tema: Bens digitais como patrimônio: um estudo teórico-conceitual à luz do Direito Sucessório brasileiro

Orientação: Professor Hugo Leonardo Abas Frazão

 

3º lugar – Wherbert da Silva Araújo

Tema: Do acesso à água ao racismo ambiental: enquadramento midiático do conflito hídrico no Rio Formoso (TO), 2016–2024

Orientação: Professor Emerson Erivan de Araújo Ramos



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO lidera ranking nacional de agilidade na concessão de medidas protetivas para mulheres em 2025

Referência nacional na aplicação imediata das medidas protetivas da Lei Maria da Penha, o Tribunal…

4 horas ago

Tribunal de Justiça do Tocantins conquista prêmios nacionais e consolida protagonismo em inovação, cidadania e comunicação

O ano de 2025 entra para a história do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO)…

5 horas ago

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas amplia proteção à mulher e serve 200 mil refeições em restaurantes comunitários Iniciativas de…

5 horas ago

Sistema GRP do Tribunal de Justiça passará por manutenção durante parada técnica neste fim de semana

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizará uma parada técnica programada no sistema GRP…

6 horas ago

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza abordagem social na região norte da cidade Trabalho foi feito nesta…

7 horas ago