Categories: Estado

Diretor-Geral do TJTO recebe homenagem da Assembleia Legislativa do TO


O diretor-geral do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), Francisco Alves Cardoso Filho, recebeu voto de aplausos da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) em reconhecimento ao seu notável comprometimento com o serviço público e com o Estado do Tocantins. 

O requerimento do deputado estadual Danilo Alencar foi aprovado pelo plenário da Casa de Leis em 17 de junho de 2025. No documento, o parlamentar destaca o exemplo de dedicação, competência e espírito público do servidor efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins desde 1994, com duas passagens à frente da diretoria geral do Poder Judiciário tocantinense. “A trajetória do diretor-geral se entrelaça com a história do serviço público tocantinense, especialmente no âmbito da Justiça Eleitoral e do Poder Judiciário”, diz um trecho do requerimento enviado à presidência da Aleto. 

O voto de aplausos é uma manifestação pública de reconhecimento e apreço, geralmente feita por um órgão colegiado, como a Assembleia Legislativa, para expressar admiração e congratulações a alguém que se destaca por alguma ação ou conquista de relevância. 

Trajetória

Francisco Alves Cardoso Filho é tocantinense de Araguaína. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), entrou para o serviço público em 1994, quando foi aprovado para o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE/TO), onde ocupou diversos cargos, como o de coordenador de auditoria interna, coordenador de Pessoal, secretário de gestão de pessoas e diretor-geral em duas gestões do órgão eleitoral.

No TJTO, ocupou a diretoria-geral entre os anos de 2015 e 2019. Em 2025, foi convidado pela presidente do Tribunal, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, para novamente assumir o cargo de gestão no biênio 2025-2027. “O Tchesco, como todos nós o conhecemos, é um profissional de extrema competência e um servidor muito dedicado e responsável com o serviço público. Ao longo desses cinco meses de gestão ele vem realizando um trabalho focado nos princípios da ética e humanização, com excelentes resultados para o Judiciário e a sociedade. Esta homenagem, portanto, é  justa e merecida pelo legado que deixa por onde passa em sua trajetória profissional”, destacou a presidente do TJTO. 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

CGJUS entrega mais de 1,5 tonelada de materiais arrecadados durante Semana de Resíduos Recicláveis

A Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) realizou, na tarde desta terça-feira (2/2), a entrega…

15 horas ago

CNJ lança plataforma que reúne dados oficiais para auxiliar julgamentos sobre transporte aéreo

Quando o painel do aeroporto anuncia “voo atrasado”, a dúvida costuma ser imediata, e o…

16 horas ago

Judiciário tocantinense retoma sessões de julgamentos das câmaras nesta quarta-feira (4/2) com mais de 1.400 processos pautados

Com a reestruturação das câmaras efetivada pela Resolução nº 48, de 17 de dezembro, os…

17 horas ago

Sebrae realiza encontro com os empresários do setor de turismo | ASN Tocantins

Para fortalecer o relacionamento do Sebrae Tocantins com as agências de viagem do Tocantins, a…

18 horas ago

TJTO participa da abertura do Ano Legislativo de 2026 na Assembleia Legislativa

Com a participação de representantes do Judiciário, do Legislativo e do Executivo, a Assembleia Legislativa…

19 horas ago

CRA deve votar redução de alíquota sobre calcário nesta quarta — Senado Notícias

A Comissão de Agricultura (CRA) inicia os trabalhos deliberativos de 2026 nesta quarta-feira (4), às…

20 horas ago