Categories: Política

Discriminação e assédio como infrações da OAB vão ao Plenário — Senado Notícias


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (24) projeto que inclui o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação entre as infrações disciplinares no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O texto recebeu parecer favorável da relatora, senadora Augusta Brito (PT-CE). A CCJ aprovou urgência para análise do projeto em Plenário.

O PL 1.852/2023, apresentado pelos deputados federais Laura Carneiro (PSD-RJ) e Cleber Verde (Republicanos-MA), altera o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906, de 1994). As modificações determinam que atos de assédio moral, assédio sexual ou discriminação sejam passíveis de penalização perante à OAB. Nesses casos, o profissional infrator pode ser afastado do exercício profissional pelo prazo de um mês a um ano.

No projeto, o assédio moral é tido como o comportamento capaz de ofender a personalidade, a dignidade e integridade psíquica ou física de colegas de trabalho. Já o assédio sexual é tipificado como a conduta de conotação sexual, praticada no exercício profissional, que causa constrangimento ou viola a liberdade sexual da vítima. Por fim, a discriminação é caracterizada pelo tratamento constrangedor por razões de cor, deficiência, idade e origem étnica, por exemplo.

Augusta Brito afirmou que as modificações propostas podem repercutir para além da OAB, em entidades profissionais de âmbito nacional, como a dos médicos, dos arquitetos e dos engenheiros. Ela afirmou que, a partir dos novos tipos de infrações disciplinares, outros órgãos “exigirão, certamente, maior respeito às mulheres e demais integrantes de grupos minoritários da sociedade, com futuras e profundas alterações nos seus estatutos de classe”.

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) afirmou que a violência, o assédio sexual e o assédio moral precisam ser combatidos.

— Temos hoje uma luta no Brasil inteiro pelo respeito à mulher — disse a senadora.

Ana Paula Lobato (PSB-MA) disse esperar que, com essa alteração, os assédios e a discriminação possam ser punidos com mais rapidez.

O senador Sergio Moro (União-PR) afirmou ter “especial interesse na proposta”, já que sua esposa e sua filha são advogadas.

— Essa proposta legislativa pode inspirar propostas equivalentes no setor público e no privado — afirmou Moro.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que essa é mais uma medida de valorização e reconhecimento das advogadas, “que superam barreiras para alcançar os resultados práticos naquilo que elas acreditam”. 

Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), “as mulheres são as grandes vítimas de um sistema machista estruturalmente pensado para atender as necessidades dos homens”. Ele reforçou que a igualdade de gênero passa por uma mudança de atitude na sociedade brasileira. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Palmas oferece orientação pré-crédito no Banco do Povo  | Prefeitura Municipal de Palmas

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura de Palmas oferece orientação pré-crédito no Banco do Povo …

14 minutos ago

Estão abertas as inscrições para o XVIII Congresso Internacional em Direitos Humanos

Em um cenário global marcado pelo avanço acelerado da tecnologia e pela crescente adoção de…

36 minutos ago

Primeiras cirurgias começam a ser realizadas no castramóvel nesta segunda, 27 | Prefeitura Municipal de Palmas

Primeiras cirurgias começam a ser realizadas no castramóvel nesta segunda, 27 Veículo tipo trailer tem…

38 minutos ago

Prefeitura de Palmas abre inscrições para curso de Redação Oficial | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas abre inscrições para curso de Redação Oficial São 30 vagas presenciais na…

42 minutos ago

Comissão aprova projeto que prevê laudo técnico obrigatório para prédios – Notícias

27/10/2025 - 17:41   Vinicius Loures / Câmara dos Deputados Ricardo Ayres, relator da proposta…

1 hora ago

Startups apresentam resultados de aceleração no encerramento do Inova Cerrado 2025 | ASN Tocantins

Após seis meses de aceleração, o Sebrae Tocantins realiza no dia 1º de dezembro a…

1 hora ago