Nesta quarta-feira, 04, em solenidade no Palácio do Planalto, foi criado o Comitê Interinstitucional de Gestão do Pacto Brasil entre os Três Poderes para Enfrentamento do Feminicídio, órgão de natureza deliberativa que vai coordenar, monitorar e definir as diretrizes estratégicas das ações conjuntas do Executivo, Legislativo e Judiciário no combate à violência letal contra as mulheres. O colegiado será composto por quatro representantes de cada Poder e terá, entre suas atribuições, o acompanhamento do cumprimento dos compromissos do pacto e a elaboração de relatórios anuais.
Líder da Bancada Feminina do Senado, a senadora Professora Dorinha Seabra (União) destacou que essa iniciativa é um avanço institucional ao consolidar a atuação integrada dos três Poderes em uma pauta que exige resposta permanente do Estado. “Esse comitê cria um espaço decisório capaz de alinhar prioridades, corrigir rumos e garantir que as ações de enfrentamento ao feminicídio saiam do papel e cheguem à ponta”, disse.
Dorinha ressaltou ainda que o pacto ampliará a capacidade de prevenção, proteção às mulheres e responsabilização dos agressores. “Demos um passo decisivo para que o feminicídio seja combatido com rigor e que a lei seja devidamente cumprida. Não podemos permitir que a violência contra a mulher fique impune”, afirmou Dorinha.
O Poder Judiciário do Tocantins manifesta o seu pesar pelo falecimento de Original Marques da…
No Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta quarta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça…
A presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, foi homenageada,…
A juíza diretora do Foro da Comarca de Araguatins, Nely Alves da Cruz, representou, nesta…
Estão abertas as inscrições para a Jornada Nacional de Inovação da Indústria no Tocantins, que…
Formado por juradas e jurados, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da comarca…