O senador Eduardo Gomes (PL-TO) registrou em Plenário, nesta terça-feira (21), sua participação no evento de celebração do Dia Internacional da Síndrome de Down. Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou os significativos avanços das políticas públicas, além do reconhecimento da população brasileira sobre a realidade da síndrome de Down no país.
— O Dia Mundial da Síndrome de Down não celebra apenas a vida das pessoas que dela sofrem, mas destaca também seus direitos e a necessidade de as incluir na sociedade, para que tenham a possibilidade de ser e de fazer tudo o que quiserem, como qualquer outro ser humano — declarou.
O senador ressaltou, ainda, que muito de sua atuação política é dedicada a dar atenção especial à garantia dos direitos e às necessidades dessas pessoas com essa síndrome e aos de outras doenças raras. Destacou, também, que, ao contrário do que muitos imaginam, a síndrome de Down não é uma doença, mas “uma condição genética diferenciada, caracterizada pela existência de um cromossomo extra no par 21”.
— Crianças com síndrome de Down precisam ser estimuladas desde o nascimento para que sejam capazes de vencer as limitações da alteração genética. Como têm necessidades especiais de saúde, de aprendizagem especial, exigem assistência profissional multidisciplinar e atenção permanente dos pais. O objetivo deve ser sempre habilitá-las para o convívio e a participação social — afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…
A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou, ao longo desta semana, sessões ordinárias em que…
As riquezas naturais do Jalapão, no Tocantins, estão novamente sob os holofotes da arte. O…
Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…
Semed promove reunião com membros do Fórum Permanente da Educação de Palmas Encontro realizado nesta…
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…