A rede municipal de ensino de Palmas está apta a promover educação de qualidade a todos, inclusive para quem não teve oportunidade de concluir a formação básica no momento adequado da vida. Cinco, das 82 unidades educacionais da Capital, estão com vagas disponíveis para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e contam com professores capacitados e em formação permanente.
As matrículas para esta modalidade de ensino permanecem abertas nas escolas municipais Beatriz Rodrigues, Antônio Carlos Jobim, Aurélio Buarque de Holanda, Jorge Amado e Maria Júlia Amorim. Localizadas em regiões estratégicas, essas unidades abrangem todas as regiões da cidade de Palmas.
Para garantir uma das vagas, o interessado deve procurar diretamente as respectivas secretarias escolares o quanto antes, já que o início das aulas está marcado para o próximo dia 11. Vale ressaltar que mesmo quem não possui documentação escolar pode se matricular, pois a escola supre a carência com testes classificatórios e reclassificatórios.
As escolas são todas adaptadas à realidade de um público que já está no mercado de trabalho e busca, com a conclusão do Ensino Fundamental ofertado pela EJA (1º ao 9º anos), crescimento profissional e melhores condições de vida. As aulas acontecem sempre no turno da noite, das 19 às 22 horas, e contam com jantar servido aos alunos às 18h45.
Pacto EJA
Palmas é signatária do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA), política pública que tem como objetivos superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos nos sistemas públicos de ensino.
Segundo dados do Censo 2022 realizado pelo IBGE, Palmas tem 7.292 pessoas com 15 anos ou mais que não são alfabetizadas. Esse número não inclui as pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental.
A supervisora de Educação de Jovens e Adultos da Semed, Rosana Débora, falou sobre a mobilização pela superação do analfabetismo. “Palmas faz parte do movimento nacional para a superação do analfabetismo. Por isso é importante divulgar que a Capital oferta essa modalidade de ensino em cinco escolas municipais”, destacou a gestora, acrescentando que é necessário mobilizar a população para que essa informação chegue aos jovens, adultos e idosos.
Confira quais unidades ofertam a EJA:
– Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva – Arno 42 (405 Norte), Apm 01, Alameda 16;
– Escola Municipal Antônio Carlos Jobim – Arse 122 (Qd. 1206 Sul) Alameda 31;
– Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda – Rua Rio de Janeiro, QSE 01 Pça da Feira Jardim Aureny I;
– Escola Municipal Jorge Amado – Rua T-2, Quadra 02, Lote 07, Setor Santa Fé I;
– Escola Municipal Maria Júlia Amorim Soares Rodrigues – Rua 22, APM 02, Quadra 42 A, Jardim Aureny III.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Iara Cruz
Crianças atendidas por projetos sociais de Palmas ganham programação especial com diversão e arte Evento,…
Aula inaugural do Profuncionário reúne servidores da educação em formação e valorização profissional Evento foi…
Outubro Rosa: Escola Municipal Lúcia Sales sedia ação com manhã de cuidados e conscientização para…
Prefeitura de Palmas promove corrida e caminhada em prol do Outubro Rosa Atividade foi realizada…
Gestores da Fundação Cultural de Palmas integram abertura oficial e programação da 1ª Feira Literária…
Prefeitura de Palmas inicia planejamento para obras de pavimentação na região da Baixada do Jardim…