A Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) recebeu nesta quinta-feira, 11, os resultados do programa Alfabetiza Mais Tocantins, parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A apresentação foi feita por técnicos da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), durante reunião na sede da Semed, com a participação da secretária da Educação, Anice Moura, da superintendente de Gestão Escolar, Maria Antonia de Almeida, e da secretária-executiva Cândida Arruda.
De acordo com o Mapa da Alfabetização, Palmas alfabetizou 56,97% das crianças do 2º ano do ensino fundamental, o que corresponde a 2.057 alunos entre 3.611 matriculados. O índice coloca a Capital na 8ª posição entre as capitais brasileiras.
Também foram apresentados os dados referentes a 2025 da avaliação diagnóstica de fluência leitora, considerada uma ferramenta eficiente para o professor estabelecer as estratégias pedagógicas a serem adotadas em sala. Considerando fatores como precisão, automaticidade e prosódia, a avaliação classifica os estudantes em pré-leitores (com quatro níveis), leitores iniciantes e fluentes.
Segundo o mapa, Palmas tem sua maior concentração de pré-leitores no nível 4, o que torna acessível e próxima a ascensão ao nível de leitores iniciantes. No quesito participação, foram avaliadas 3.494 crianças das 3.791 matriculadas no segundo ano. Também foi apresentado o ranking com as escolas que apresentam os menores índices de fluência leitora e maior quantidade de pré-leitores, que demandam olhar prioritário da gestão.
A diretora de Políticas Educacionais e Parcerias com Municípios da Seduc, Francinete Ribeiro Fonseca, destacou a importância da parceria com o município. “Através da elevação da qualidade do ensino, é possível otimizar a alocação de recursos, incluindo o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para investimentos no setor educacional, por exemplo. Esta oportunidade se apresenta para aprofundar essa relação, com o objetivo de aprimorar a aprendizagem dos estudantes de Palmas e do Estado”, afirmou.
O resultado das avaliações foi recebido com otimismo pela secretária da Educação de Palmas, Anice Moura, vislumbrando a possibilidade de traçar metas e estratégias eficazes para a implementação de uma política educacional de qualidade e inclusiva. “Ao analisar nossas práticas, verificaremos se estamos no caminho certo. Acreditamos no potencial de progresso de Palmas, impulsionados pela infraestrutura existente, pela dedicação dos profissionais e pela qualificação dos servidores. O conhecimento acumulado, aliado à chegada de novos servidores aprovados em concurso público, e o foco da gestão no aspecto pedagógico fortalecem essa perspectiva. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos confiantes no futuro da educação em Palmas”, disse.
Texto: Rogério Franco
Edição: Iara Cruz
11/09/2025 - 17:40 Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Antonio Andrade, relator da proposta A Comissão…
Defesa Civil de Palmas entrega uniformes a novos brigadistas do município Iniciativa, realizada nesta quinta-feira,…
O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) alcançou o nível de Excelência no…
Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 USF ficará fechada…
Grupo de trabalho inicia construção do Plano de Educação Digital da rede municipal de Palmas…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) fortaleceu ainda mais a rede de solidariedade que…