Categories: Política

Educação, turismo e esporte estarão na pauta do Plenário — Senado Notícias


O Plenário do Senado vai analisar projetos sobre educação, turismo e esporte na próxima semana. O anúncio foi feito pelo senador Efraim Filho (União-PB) nesta quinta-feira (6), após a reunião semanal de líderes.

Os senadores deverão votar o projeto de lei que cria a Política Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes (PL 5.395/2023). Aprovado pela Comissão de Educação do Senado (CE) no final de maio, o texto cria uma bolsa-permanência de R$ 700 para estudantes do ensino superior que não tenham bolsa de estudos de órgãos governamentais. A Pnaes também prevê medidas para alimentação, moradia e transporte estudantis, atenção à saúde mental e acessibilidade.

Também deverá entrar na pauta do Plenário o projeto que reconhece a modalidade do turismo colaborativo (PL 2.994/2020), que consiste na hospedagem em troca da prestação de serviços. O projeto tem aval da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado (CDR) e tramita em regime de urgência.

Efraim também antecipou a votação do projeto que inclui os organismos olímpicos brasileiros no Sistema Nacional do Esporte – Sinesp (PL 1.205/2024). Pelo texto, os comitês Olímpico do Brasil (COB), Paralímpico Brasileiro (CPB), Brasileiro de Clubes (CBC) e Brasileiro de Clubes Paralímpicos (CBCP) — entidades privadas — serão integrados ao Sinesp para promover maior transparência no uso de recursos públicos. O projeto já passou pela Comissão de Esporte do Senado (CEsp).

Segurança privada

O senador Carlos Portinho (PL-RJ) informou que outro projeto que pode ser pautado é o estatuto da segurança privada (PLS 135/2010), cuja tramitação já entra na quarta legislatura. Inicialmente, o projeto tratava apenas de piso salarial nacional para os vigilantes. Após passar pela Câmara dos Deputados, ele ganhou um substitutivo (SCD 6/2016) e passou a abordar temas como a atuação das empresas de segurança, regras para formação de profissionais e o uso de armas e outros equipamentos controlados.

O substitutivo foi desarquivado no final do ano passado e ainda depende de parecer nas comissões.

Esforço concentrado

Portinho também confirmou que o Plenário promoverá esforço concentrado no dia 19 de junho, uma quarta-feira, para votar nomeações de autoridades. Serão avaliados os nomes de Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, para uma cadeira no Tribunal Superior do Trabalho (TST), e de Mauro Luiz Campbell Marques, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Antes de irem a Plenário, ambas as indicações passarão, no mesmo dia, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Inteligência artificial

A reunião de líderes também confirmou a realização de sessão de debates temáticos na terça-feira (11) sobre a regulamentação da inteligência artificial, na forma do PL 2.338/2023. O texto foi elaborado por comissão de juristas e, segundo o relator da matéria, senador Eduardo Gomes (PL-TO), deve ser votado pelos senadores no dia 12.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Aprovado pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia — Senado Notícias

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16) o projeto que autoriza os estados, o…

7 horas ago

PEC da polícia científica segue para a Câmara — Senado Notícias

A proposta de emenda à Constituição que inclui as polícias científicas entre os órgãos de…

8 horas ago

Plenário adia votação de projetos sobre criação de fundos da Justiça — Senado Notícias

Os projetos que criam quatro fundos ligados ao sistema de Justiça foram retirados da pauta…

9 horas ago

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria Municipal de Educação e Sintet tratam de temas estratégicos para 2026 Foram apresentados e…

9 horas ago

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas reformula decreto do Programa Família Extensa para ampliação do público Com a…

10 horas ago

1ª Vara Criminal de Palmas define calendário do Júri para 2026 com previsão de 40 julgamentos

O juiz Cledson José Dias Nunes, titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Palmas,…

10 horas ago