Categories: Estado

Educadora americana diz que é preciso focar nos relacionamentos para trilhar o caminho da Justiça Restaurativa na educação


“A base fundamental da Justiça Restaurativa é o relacionamento”, disse a educadora e Ph.D. em psicologia educacional, Katherine Evans, durante a palestra “A potência da Justiça Restaurativa na Educação”, que abriu o 1º Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação, nesta quarta-feira (23/8), no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

A educadora ressaltou que a Justiça Restaurativa (JR) traz a “crença que todos os seres humanos têm valor e papel na sociedade”, e a partir disso, é possível fazer a transformação, desta forma, a importância dos relacionamentos. Katherine Evans usou como exemplo uma foto da família em que estava ao lado de sua esposa. Segundo ela, o registro não seria possível antes da JR. “A Justiça Restaurativa mudou as relações que tenho com minha família”.

Katherine disse ainda que a JR na Educação evoluiu e expandiu pelos anos, mas, segundo ela, a estrada para a transformação é longa e leva tempo e esforço. “São milhares de anos de opressão, precisamos desaprender e aprender a melhor forma de respeitar. Precisamos aprender uns com os outros”.

Para trilhar o caminho da transformação, a educadora elencou seis princípios: 1) relacionamento saudável na escola, como essencial à aprendizagem efetiva; 2) necessidades honradas e cumpridas; 3) conflitos como oportunidades de aprendizado e não somente para ser evitados; 4) a responsabilidade uns pelos outros em ambientes de apoio; 5) a cura através do suporte para consertar as coisas; 6) a experiência justiça/injustiça tem impacto o senso de comunidade das pessoas.

Baseada nesses princípios, ela observou ainda que a JR na escola não é  apenas uma maneira de mudar a configuração dos alunos dentro de uma sala de aula, não focar somente no comportamento, mas nas necessidades e no atendimento dessas necessidades. Assim, segundo a palestrante, crianças e adolescentes vão saber se relacionar e lidar com os conflitos. “Existe uma direção que queremos tomar, mas não é um caminho reto. No caminho, qualquer passo pequeno nos leva a algo”, disse, acrescentando que os desafios não podem impedir de se tomar o primeiro passo.

 

Programação
A palestra foi mediada pelo ministro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, a juíza Federal em São Paulo e membro do Comitê Gestor de JR do CNJ, Kátia Herminia Martins Lazarano Roncada, e a juíza auxiliar da Presidência do TJTO, Rosa Maria Gazire Rossi, que agradeceu a presença da educadora e disse que “honro os seus ensinamentos e sou grata a eles”.

Ao encerrar, o ministro Vieira de Mello disse que uma escola de qualidade em que as diferentes necessidades e anseios sejam atendidos passa pela dedicação de todos, principalmente do Poder Judiciário. “Sabemos das consequências se essas pessoas não tiverem oportunidades, chances”, afirmou, complementando que é preciso partir de um mesmo ponto em que envolve esforço, amor, compaixão e respeito à diversidade.

O primeiro dia do 1º Encontro Nacional de Justiça Restaurativa na Educação foi encerrado com a apresentação do grupo tocantinense, Tambores do Tocantins e com uma sessão de autógrafos da palestrante Katherine Evans.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas institui novo sistema para escolas particulares | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas institui novo sistema para escolas particulares Objetivo é garantir a eficiência na…

2 minutos ago

Ação Social de Palmas oferta serviços durante segunda edição do PopRua Jud | Prefeitura Municipal de Palmas

As equipes da Superintendência de Proteção Social Especial e da Proteção Social Básica participaram nesta…

31 minutos ago

Supremo abre inscrições para vagas no CNJ destinadas a magistrados da Justiça estadual

Estão abertas as inscrições para as duas vagas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no…

53 minutos ago

Durante mutirão Pop Rua Jud, Eduardo Siqueira Campos reforça trabalho de reinserção social de pessoas em situação de rua | Prefeitura Municipal de Palmas

Durante mutirão Pop Rua Jud, Eduardo Siqueira Campos reforça trabalho de reinserção social de pessoas…

59 minutos ago

Prefeitura de Palmas implanta sinalização viária da Rua T15, em Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas implanta sinalização viária da Rua T15, em Taquaralto Equipe da Secretaria Municipal…

1 hora ago

Programa Calha Norte transforma a vida de brasileiros, dizem debatedores — Senado Notícias

Os 40 anos do Programa Calha Norte, criado para garantir a soberania e promover o…

2 horas ago