Categories: Estado

EducaJus volta às escolas para elaborar dicionário de Direitos Humanos em linguagem simples


Nestas segunda e terça-feiras (4 e 5/3) a equipe multidisciplinar do EducaJus – De papo com a Justiça retornou às escolas participantes do programa na Comarca de Guaraí para a sequência dos trabalhos iniciados em 2023. Desta vez, serão três fases com intervalos quinzenais, com o objetivo de elaborar um dicionário de tradução  usando como base os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos,  a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente em linguagem simples e acessível aos estudantes.

Marca registrada em todas as etapas do programa, o processo colaborativo entre a equipe coordenada pela juíza auxiliar da presidência do TJTO, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi, e alunos e professores das escolas municipais Núcleo Euclides da Cunha, situada na zona rural de Guaraí, e Francisco Pinheiro da Silveira, que fica no município de Tabocão (distrito judiciário), foi pautado por práticas circulares relacionadas à Justiça Restaurativa.

Na introdução, foram aplicadas aos participantes reflexões sobre respiração consciente, tempo, espaço e presença. Em seguida, um bate papo sobre o imediatismo das redes sociais, liberdade de pensamento e a importância da comunicação escrita, cantada ou desenhada na interpretação e transformação da realidade.

Dignidade humana, tolerância, diversidade, cidadania, democracia, empatia, diálogo, paz, educação, amor, respeito e Poder Judiciário foram alguns dos pontos levantados na conversa. Para a técnica judiciária da 1° Vara Cível da Comarca de Guaraí e integrante da equipe multidisciplinar, Jocimeire Fava Wengrat, a finalidade desta primeira etapa é reforçar os sentimentos e a visão de mundo dos educandos.

“Como sempre, fomos muito bem recebidos pelas escolas, que atenderam nossas expectativas nessa fase de construção, pois todos participaram com entusiasmo e se comprometeram com o projeto, isso é muito gratificante”, comenta a servidora.

De acordo com o facilitador credenciado, Sérgio Leal Mota, este encontro também resgatou vivências e reflexões adquiridas nas etapas anteriores do EducaJus, reafirmando o princípio da voluntariedade e o compromisso firmado entre as escolas e a equipe multidisciplinar. “Para entender sobre os Direitos Humanos, é necessário que a gente, primeiro, se escute. E a metodologia da Justiça Restaurativa nos ajuda a ouvir as necessidades, as nossas e as dos outros. A partir daí, por meio da comunicação não violenta, poderemos efetivar a construção desse dicionário”, disse.

Equipe

Participaram desta etapa: a juíza auxiliar da presidência do TJTO e coordenadora do EducaJus, Rosa Maria Rodrigues Gazire Rossi; a técnica judiciária da 1° Vara Cível da Comarca de Guaraí, Jocimeire Fava Wengrat; o facilitador credenciado, Sérgio Leal Mota; e a facilitadora credenciada, Magna Feitosa.

EducaJus

EducaJus – De papo com a Justiça é uma iniciativa do Poder Judiciário do Tocantins que, de forma itinerante, vai atuar na promoção da cidadania consciente, dos direitos humanos e paz social junto a estudantes do ensino público municipal nas comarcas do estado.

Clique aqui e saiba mais!



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

4 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

5 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

7 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

9 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

9 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

9 horas ago