Categories: Política

Em audiência com ministro da Integração, Professora Dorinha propõe microcrédito emergencial para população afetada por calamidades


Na audiência da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta terça-feira, 08, a senadora Professora Dorinha (União) defendeu a criação de linhas de microcrédito emergencial voltadas para comerciantes, empreendedores e prestadores de serviço atingidos por situações de calamidade. A sugestão foi dada ao ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goes, que veio à CDR apresentar o plano de trabalho do ministério.

A senadora citou o exemplo da queda da ponte de Aguiarnópolis, ocorrida em dezembro do ano passado. Sua proposta foi no sentido de amparar economicamente regiões que, além dos impactos diretos da destruição da infraestrutura, sofrem com o colapso do comércio local e dos pequenos negócios. “Quando a ponte de Aguiarnópolis caiu, não foi só a ligação entre dois estados que se rompeu. Uma cadeia inteira de atividades econômicas foi impactada — postos, hotéis, restaurantes, pequenos empreendedores que dependem diretamente do fluxo de veículos. Precisamos de alternativas reais e rápidas, como um microcrédito acessível e direcionado, para essas pessoas que sustentam suas famílias com muito esforço”, argumentou a senadora.

Estradas vicinais
Além da proposta de microcrédito, a senadora chamou atenção para dois outros gargalos que afetam diretamente o desenvolvimento dos municípios tocantinenses: as estradas vicinais. Ela ressaltou que os recursos destinados à manutenção das vias rurais muitas vezes “derretem” com a chegada das chuvas, tornando ineficaz o investimento e comprometendo serviços essenciais como o transporte escolar e o escoamento da produção local.

“A realidade é que as prefeituras, em sua maioria, não conseguem manter as estradas vicinais em boas condições. Isso compromete o direito de ir e vir, o acesso à saúde, à educação e ao desenvolvimento. “É preciso pensar políticas públicas que sirvam tanto para o turista quanto para o morador. O Jalapão, por exemplo, tem que ser bom para quem visita, mas tem que ser ainda melhor para quem vive lá.”, afirmou.

Resíduos sólidos
Dorinha ainda mencionou sobre o problema do lixo nas cidades, que é considerado um grande problema nacional. “Estamos construindo um importante desenho em relação à questão do lixo no meu Estado, o Governo do Tocantins, o Governo Federal, Tribunal de Contas. Mas não adianta o Ministério Público, o Tribunal de Justiça, os Tribunais de Contas colocarem a pressão em cima dos prefeitos como se eles fossem dar conta de resolver sozinhos. Nós precisamos fazer um ajuste institucional.

O ministro Waldez informou à senadora que o microcrédito já existe e vai ganhar força. “Realmente nunca aconteceu de ofertar esse serviço via fundos constitucionais, mas está ganhando força. Vamos virar a chave cultural dentro dos próprios bancos que nunca trabalharam com isso para atender essa demanda”, afirmou.

Quanto às estradas vicinais, a alternativa que está sendo oferecida, segundo Goes, é a pavimentação de baixo custo para suprir as necessidades apresentadas.





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário apresenta Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Projeto Justiça Carbono Zero

O Judiciário do Tocantins realizou, nesta segunda-feira (25/8), a apresentação final dos Inventários de Emissões…

13 horas ago

Palestra “O Profissional do Futuro” inspira reflexão e valoriza atuação de estagiários(as) no Poder Judiciário do Tocantins

Em um encontro híbrido, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), em parceria com a…

14 horas ago

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos | Prefeitura Municipal de Palmas

Mutirão da Prefeitura de Palmas contra a leishmaniose visceral tem mais de 500 pets atendidos…

15 horas ago

Tribunal do Júri de Palmas condena acusado de homicídio e corrupção de menor; pena ultrapassa 17 anos de prisão

O Tribunal do Júri, realizado nesta segunda-feira (25/8), na 1ª Vara Criminal de Palmas, condenou…

15 horas ago

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região sul em 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas recupera mais de 153 mil m² de pavimento em avenidas da região…

15 horas ago

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas emite alerta de baixa umidade para esta semana População deve se…

16 horas ago