Categories: Política

Em audiência, senadores apoiam a pesca e a aquicultura do país — Senado Notícias


O apoio do Senado na liberação de recursos para a pesca e a aquicultura do país foi um dos assuntos de audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta-feira (30). Na ocasião, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, apresentou as diretrizes e programas prioritários da pasta para os próximos anos e disse sair otimista do encontro, pelo apoio que recebeu dos parlamentares. 

Ações para a sustentabilidade da pesca do atum e da tainha e o apontamento de parcerias para aperfeiçoar o monitoramento de lagos e reservatórios nacionais também foram tratados na reunião. O senador Esperidião Amin (PP-SC) disse não ser fácil a atribuição de André de Paula e reforçou a necessidade de apoio dos congressistas, como a destinação de emendas para a pasta, por exemplo. 

O parlamentar comentou que a bancada de Santa Catarina será recebida na sede do ministério após a Semana Santa, mas aproveitou a audiência pública para pedir atenção do governo sobre atividades como a pesca artesanal da tainha. Segundo Esperidião Amin, questões como a redução de 60% em investimentos federais para o setor e a falta de estudos técnicos podem prejudicar a temporada, prevista para começar no dia 1º de maio. 

— Vai dar encrenca e todos sabem disso, porque a história está se repetindo. Vamos ter de conversar, iremos lá [no ministério], mas precisamos falar com quem decide. Vejo no pescador artesanal meu aliado. A regulamentação da profissão de oceanógrafo é resultado de um projeto de lei meu, então, não sou avesso à ciência. Mas esta situação nos levará a uma grande confusão, já que a pesca artesanal da tainha foi reduzida em 60% e, a industrial da tainha, foi reduzida em 100% — salientou. 

O senador Zequinha Marinho (PL-PA) pediu a inclusão da bancada parlamentar do Pará nessas tratativas: 

— A pesca no nosso estado representa um lado muito importante da economia e pode avançar, desde que a gente não a segure. 

André de Paula reconheceu que o prejuízo observado sobre a exploração da tainha é grave e se comprometeu em reunir uma equipe técnica para estudar o caso e dar respostas à sociedade. Já o secretário nacional da Pesca Artesanal do ministério, Cristiano Ramalho, destacou a atenção dos parlamentares com o caso, ao mesmo tempo em que observou que a pescaria reúne grupos sociais, econômicos e culturais “muito caros à pasta”. O convidado comentou que o problema foi herdado de gestões passadas, mas reforçou que o ministério está comprometido com a causa. 

Status

Criado em 2009, no segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério da Pesca e Aquicultura deixou de existir em 2015, na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. No governo de Jair Bolsonaro, a pasta tinha status de secretaria. Lula decidiu recriar o ministério no início de 2023, dando ao órgão uma gestão compartilhada com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. 

O Ministério da Pesca e Aquicultura é responsável pela implantação de uma política nacional pesqueira e aquícola, como forma de transformar essa atividade econômica em uma fonte sustentável de trabalho, renda e riqueza. Segundo André de Paula, o Produto Interno Bruto (PIB) da pesca e da aquicultura gira em torno de R$ 25 bilhões no Brasil, com uma produção anual de 1,7 milhão de tonelada de pescado. São gerados cerca de US$ 400 milhões em exportações, envolvendo 1 milhão de pequenos produtores, que garantem 60% de todo o pescado consumido no país. 

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) elogiou a decisão do governo de organizar a atividade pesqueira na forma de um ministério e defendeu projetos consolidados e investimentos permanentes no setor. 

Gestão independente

Ex-secretário nacional de Pesca e Aquicultura no governo de Jair Bolsonaro, o senador Jorge Seif (PL-SC) também elogiou a criação do ministério pelo presidente Lula. Ele defendeu políticas para o setor e se colocou como aliado, apesar das divergências que disse manter com o atual governo. Por outro lado, Seif considerou um atraso a gestão compartilhada do Ministério da Pesca e Aquicultura com o Ministério do Meio Ambiente e disse que trabalhará para tornar as duas pastas independentes, assim que a medida provisória que criou os órgãos chegar para tramitação no Congresso. 

Presidente da CRA, a senadora Soraya Thronicke (União-MS) concordou com a ideia de dar status independente para o Ministério da Pesca e Aquicultura e disse não acreditar que os parlamentares enfrentarão resistências junto ao Ministério do Meio Ambiente. 

Recursos

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) quis saber se a pasta tem recursos humanos e orçamentários suficientes e se o ministério buscará esforços junto a órgãos como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para o desenvolvimento de tecnologias. 

A secretária substituta da Secretaria Nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa, Valdimere Ferreira, respondeu que, apesar de haver limitações, existem recursos. Ela ressaltou que já há parcerias consolidadas para o desenvolvimento e uso de tecnologias, mas informou que a equipe tem buscado novos acordos de cooperação técnica. Segundo a secretária, uma força-tarefa do ministério foi montada para digitalizar documentos e disponibilizar dados técnicos sobre essas ações até sexta-feira (31). 

Já o ministro André de Paula ressaltou o valor do estreitamento das relações entre o ministério e órgãos como o Congresso Nacional para a liberação de recursos e disse ser questão central avançar nessas parcerias. 

Censo

A secretária nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, defendeu a realização de um censo da aquicultura no país, em virtude da necessidade de dados científicos para a destinação correta dos recursos orçamentários. Ela também pediu atenção dos senadores sobre o PL 5.925/2019, que propõe para a ração usada na aquicultura a mesma isonomia tributária concedida às de aves e suínos. 

Soraya Thronicke afirmou que pedirá celeridade na tramitação do projeto, em análise na Câmara dos Deputados, antes de chegar para votação no Senado. O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) também garantiu apoio à medida. 

Monitoramento de bacias

Esperidião Amin questionou quais instrumentos técnicos e científicos têm sido previstos pelo governo para o sistema de monitoramento de bacias mantido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Ele defendeu ainda que uma emenda orçamentária seja aprovada pela CRA para garantir uma sustentabilidade inteligente desse setor. 

Valdimere Ferreira respondeu que o monitoramento é um serviço desafiador, porém, imprescindível. E que as parcerias têm sido ampliadas, principalmente junto às universidades e às comunidades locais, “já que o governo não consegue tudo sozinho”. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Share
Published by
Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Eduardo Siqueira Campos prega harmonia com legislativo municipal para progresso de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Eduardo Siqueira Campos prega harmonia com legislativo municipal para progresso de Palmas Discurso acontece na…

47 minutos ago

Gestores e preceptores farão especialização em parceria com Hospital Sírio-Libanês | Prefeitura Municipal de Palmas

Gestores e preceptores farão especialização em parceria com Hospital Sírio-Libanês Formação faz parte do projeto…

2 horas ago

Guarda Ambiental fortalece compromisso com animais e meio ambiente | Prefeitura Municipal de Palmas

Guarda Ambiental fortalece compromisso com animais e meio ambiente Corporação está disponível pelo telefone 153…

4 horas ago

Eduardo Siqueira Campos nomeia Vinícius Tundela como presidente da Fundesportes | Prefeitura Municipal de Palmas

A posse teve a presença ilustre do secretário Nacional do Esporte Amador, Educação, Lazer e…

9 horas ago

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira | Prefeitura Municipal de Palmas

Parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Federal garante entrega da Casa da Mulher Brasileira…

20 horas ago

Eduardo Siqueira Campos recebe conselheiros dos Tribunais de Contas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Autoridades recepcionados pelo prefeito são do Tocantins, Rio Grande do Sul e representantes de províncias…

21 horas ago