Categories: Estado

Em novembro TJTO realiza o Mutirão de Baixa Processual em todas as Comarcas


Com o objetivo de tornar a cultura da baixa processual uma prática constante entre magistrados e servidores, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) promove, durante o mês de novembro, o Mutirão de Baixa Processual.

A intensiva acontece no cumprimento da Portaria Conjunta nº 30/2021, da Presidência do TJTO e Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS), que institui uma Política de Gestão de Baixa Processual relativa a ações já julgadas pelas unidades de Primeiro Grau, ou seja, pelas jurisdições realizadas nos Fóruns das Comarcas, e que se encontram aptas a baixa definitiva no Sistema Eproc.

O Mutirão de Baixa Processual, segundo a Portaria, além de prestar contas à sociedade, também refletirá o desempenho do Judiciário tocantinense nos indicadores da Base Nacional de Dados do Poder Judiciário (Datajud), que é a principal fonte de dados do Sistema de Estatística do Poder Judiciário (Siespj), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

De acordo com a presidente do TJTO, a desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, neste período todas as unidades judiciárias do TJTO deverão concentrar seus esforços na baixa processual e, até 30/11, magistradas e magistrados e servidoras e servidores terão a oportunidade de atualizar os números de suas respectivas Varas e Comarcas, acessando o sistema Eproc e verificando os processos já aptos a baixas definitivas.

“A partir desta ação, contamos com o compromisso de todas e todos para servirmos com efetividade nosso cidadão”, reforça.

Apoio e orientação

Para esclarecer dúvidas e prestar auxílio durante o Mutirão de Baixa Processual, a Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Projetos (Coges) e o Núcleo de Parametrização (Nupara), além da Divisão de Monitoramento de Metas e Indicadores (Divmon), da Corregedoria Geral da Justiça (CGJUS), darão apoio e orientação às unidades judiciárias, em relação a todas as disposições contidas na Portaria.

Clique aqui e confira, na íntegra, a Portaria Conjunta. E assista no vídeo abaixo, o pronunciamento da presidente do TJTO.



 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Quem são os(as) novos(as) desembargadores(as) do Tribunal de Justiça do Tocantins

Experientes, com sólidas formações, conhecedores da realidade tocantinense, firmes nas decisões, e com olhares sensíveis.…

2 horas ago

Tribunal de Justiça empossa oito novos desembargadores; corte passa a ter 19 membros

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) elegeu e deu posse a…

3 horas ago

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância | Prefeitura Municipal de Palmas

Balanço aponta que mais de 3.440 atendimentos foram ofertados no dia D pela Primeira Infância…

5 horas ago

Comarca de Alvorada anuncia vencedora do concurso de logomarca para projeto de sustentabilidade

Criatividade, consciência ambiental e protagonismo juvenil marcaram o Concurso de Criação da Logomarca do Projeto…

6 horas ago

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas capacita cerca de 500 jovens com cursos gratuitos ao longo de 2025…

6 horas ago

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal | Prefeitura Municipal de Palmas

Atendimento presencial aos usuários do transporte coletivo será alterado na véspera de natal Nos dias…

6 horas ago