Neste domingo (27/04) 287 candidatos em Palmas deram um passo importante em direção a um sonho: conquistar uma vaga na carreira cartorária. Eles participaram do primeiro Exame Nacional dos Cartórios (Enac), realizado simultaneamente em todas as capitais do país, em um esforço inédito de padronização e transparência nos concursos para delegações extrajudiciais.
Com portões fechados às 13h30 e início da prova às 14h, a avaliação, de caráter eliminatório, desafiou os candidatos com 100 questões objetivas, cobrindo temas essenciais como Registros Públicos, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Tributário, Direito Empresarial, entre outras disciplinas, além de conhecimentos gerais. Mais do que decorar leis, o exame propôs avaliar a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas — habilidades essenciais para quem pretende assumir a responsabilidade de um cartório.
No Tocantins, os trabalhos de fiscalização e acompanhamento foram conduzidos de perto pelo presidente da Comissão de Seleção e Treinamento (COSTR), desembargador Eurípedes Lamounier, pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Marcelo Laurito Paro, e por Renato Pagano, representando a secretaria da COSTR.
Para o juiz Marcelo Laurito Paro, a realização do Enac representa um marco. “A Corregedoria se faz presente nessa data tão importante para acompanhar o primeiro Enac. Temos 287 candidatos confirmados e as expectativas são as melhores possíveis. Estamos aqui para garantir que tudo ocorra com normalidade e desejamos uma excelente prova a todos”, declarou.
Com a experiência de quem acompanha a evolução do sistema de concursos públicos, o desembargador Eurípedes Lamounier reforçou a importância do exame:
“O Enac chega para trazer mais agilidade e continuidade aos concursos para cartórios, que antes enfrentavam muitas dificuldades e atrasos. Agora, com a possibilidade de delegar a execução a instituições como a Fundação Getúlio Vargas e o Sebrasp, conseguimos manter a sequência de concursos, evitando que cartórios fiquem vagos por muito tempo. Acredito que hoje, tanto no Tocantins quanto em todo o país, o exame será um sucesso.”
O Enac marca, assim, não apenas uma nova etapa na seleção de profissionais, mas também um compromisso renovado com a eficiência e a lisura no acesso às delegações de cartórios”, finalizou.