Categories: Estado

Em Palmas, TJTO acompanha cerca de 160 candidatos na prova do 4º Enam


Neste domingo (26/10), 159 candidatos participaram da 4ª edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam), em Palmas. A prova foi aplicada na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, no período da tarde.

Dos 244 inscritos na capital, 85 não compareceram, o que representa 34,84% de abstenção. Entre os presentes, 11 tiveram atendimento especial.

A aplicação foi acompanhada por uma comissão de fiscalização composta pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Esmar Custódio Vêncio Filho; pelas representantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), juíza federal Carolynne Macedo e juíza do Trabalho Gimena Bubolz; pelo secretário da Comissão Permanente de Seleção e Treinamento do TJTO, José Ribamar Sousa da Silva; e pelos representantes da Fundação Getulio Vargas (FGV), Núbia Alencar e Yves Santos.

Para o juiz auxiliar, Esmar Custódio, o Enam representa um avanço na forma de ingresso nas carreiras da magistratura. “O exame nacional unifica o processo de entrada no Poder Judiciário em todo o país. Isso garante mais igualdade e transparência, pois todos os candidatos são avaliados a partir dos mesmos critérios. Além disso, o modelo ajuda os tribunais a agilizar e reduzir custos em seus concursos”, destacou o magistrado.

Moradora de Redenção, no Pará, a candidata Aléia de Sousa Silva é auxiliar judiciária do Tribunal de Justiça paraense (TJPA) e veio a Palmas apenas para o exame.

“Sempre quis seguir a carreira da magistratura. Ser mulher e negra me motiva ainda mais, porque o CNJ vem ampliando as oportunidades e a representatividade dentro do Judiciário. O Enam é uma porta aberta para quem sonha em ser juiz ou juíza”, contou Aléia.

O Enam é uma etapa nacional que habilita bacharéis em Direito a participarem de concursos públicos para a magistratura nos tribunais federais, trabalhistas, militares, estaduais e do Distrito Federal. O exame é promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Enfam, e aplicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Audiência Pública sobre criação do Distrito de Taquaruçu Grande acontece na segunda, 15 – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas realizará na tarde desta segunda-feira, 15, Audiência Pública destinada a…

48 minutos ago

Prefeitura de Palmas leva serviços essenciais à comunidade rural São Silvestre neste sábado, 13 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas leva serviços essenciais à comunidade rural São Silvestre neste sábado, 13 Saúde…

1 hora ago

Vila Encantada emociona famílias e inaugura temporada do Natal de Luz no Parque Cesamar | Prefeitura Municipal de Palmas

Vila Encantada emociona famílias e inaugura temporada do Natal de Luz no Parque Cesamar Atrações…

2 horas ago

Júri da Comarca de Palmas condena policial penal a mais de 18 anos de prisão e à perda do cargo por duplo homicídio e tentativa de homicídio

Em sessão nesta quinta-feira (11/12), o Tribunal do Júri da Comarca de Palmas condenou o…

15 horas ago

Projeto Judiciário na Medida do TJTO encerra 2025 com resultados expressivos e histórias de superação

O programa Judiciário na Medida, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), por meio…

16 horas ago

Grupo de Trabalho para garantir saúde mental de adolescentes no sistema socioeducativo realiza primeira reunião nesta quarta-feira (10/12)

O Grupo de Trabalho de Saúde Mental Socioeducativo realizou, nesta quarta-feira (10/12), na sala de…

17 horas ago