Categories: Estado

em Palmeirópolis, Corregedoria-Geral da Justiça reforça importância do diálogo para aprimorar a prestação  jurisdicional


Encerrando a primeira etapa de solenidades de abertura das Correições Gerais Ordinárias de 2023, a  Corregedoria-Geral da Justiça do Tocantins (CGJUS) chegou à Comarca de Palmeirópolis nesta terça-feira (28/02). Até agora, três das 13 comarcas previstas no calendário correicional deram início aos trabalhos.

Acompanhada dos juízes auxiliares da CGJUS, Arióstenis Guimarães Vieira e Esmar Custódio Vêncio Filho, a corregedora-geral, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, reafirmou na abertura dos trabalhos correicionais que o diálogo será a principal via entre a Corregedoria, magistrados, servidores, titulares de cartórios extrajudiciais, representantes de instituições que atuam junto ao Judiciário e a população de modo geral.  

Ao pontuar que a equipe continuará aberta ao diálogo, a desembargadora destacou ainda o intuito de oferecer um atendimento cada vez melhor à sociedade, com transparência, imparcialidade e celeridade. Segundo a magistrada, o processo de correição é uma ferramenta de aperfeiçoamento, tendo o diálogo e escuta como base.

“Tenho muita honra em presidir essa importante atividade, que tem como principal objetivo o aprimoramento da prestação jurisdicional, garantindo a eficiência e qualidade dos serviços. Tenho plena confiança na competência e dedicação dos profissionais que atuam aqui na comarca de Palmeirópolis, e estou certa de que juntos podemos fortalecer ainda mais a justiça em nosso Estado. É fundamental que todos nós trabalhemos com ética, comprometimento e transparência, para garantir que a justiça esteja cada vez mais próxima do cidadão e cumpra a sua missão de forma efetiva”, comentou a desembargador Maysa Vendramini Rosal, durante seu discurso no Fórum de Palmeirópolis.

Diretor do Foro da Comarca de Palmeirópolis, o juiz José Eustáquio de Melo Júnior falou da alegria em receber a equipe da CGJUS e destacou a importância do período correicional para discutir melhorias e avançar em pontos estratégicos. “É como muita alegria que recebemos a corregedoria nesta manhã. A correição tem plantado boas ações e colhido bons resultados. Sabemos das nossas responsabilidades, necessidades e que temos possibilidade de aprimoramento. A correição é uma oportunidade de argumentar e debater as soluções e melhorias para avançarmos e assim melhorar a nossa prestação jurisdicional. Podemos alcançar novas metas e podemos evoluir juntos com a Corregedoria, que está aqui para trazer novas oportunidades”, pontuou o juiz.

Sistema de Justiça
Representando o Ministério Público do Tocantins, o promotor de justiça Mateus Ribeiro dos Reis participou da solenidade e ponderou que a correição é um momento dos atores da justiça fazerem críticas construtivas para o aperfeiçoamento do sistema de justiça.

Já o presidente da subseção da OAB/TO em Gurupi, Victor Augusto Schimit pontuou que espera que as correições gerem resultados positivos para as comarcas e, como consequência, para o sistema de justiça.

Reunião
Logo após a solenidade de abertura, a corregedora-geral da Justiça, juntamente com os juízes auxiliares e o diretor de Fórum fizeram uma reunião de início dos trabalhos com os servidores da comarca para ouvir as principais demandas e já trabalharem em possíveis soluções para os casos pontuais.

Presenças
Além de servidores, advogados e titulares de cartórios extrajudiciais de São Sebastião e Palmeirópolis, as seguintes autoridades também acompanharam o evento: o prefeito de Palmeirópolis, Bartolomeu de Mourão; o Chefe da Unidade Prisional de Palmeirópolis, Enedino  Marinho dos Santos; e o comandante  da 8ª Companhia Independente da PM, Major Wilquer Barbosa.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Tocantins participa da 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos no Sistema Prisional

Promover o acesso à cultura, estimular o pensamento crítico e fortalecer o processo de reintegração…

2 dias ago

Juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi visita Secretaria da Cidadania e Justiça

A juíza da 3ª Vara de Execução Penal de Gurupi, Odete Batista Dias Almeida, fez…

2 dias ago

office boy é condenado por furtar reboque e 20 botijões de gás em Babaçulândia

Sentença do juiz Luatom Bezerra Adelino de Lima, da comarca de Filadélfia, publicada nesta sexta-feira…

2 dias ago

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias eletivas em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Carlos Velozo e deputado Dr. Danilo Alencar discutem parceria para zerar filas de cirurgias…

2 dias ago

Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições | Prefeitura Municipal de Palmas

Após 30 dias de reabertura, restaurantes comunitários de Palmas serviram mais de 54 mil refeições…

2 dias ago

Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ | Prefeitura Municipal de Palmas

Palmas integra instâncias nacionais de articulação das políticas públicas LGBTQIAPN+ Município passa a compor a…

2 dias ago