Categories: Estado

Em Salvador, Judiciário tocantinense é representado em evento do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar


O Poder Judiciário do Tocantins esteve representado no evento do Colégio de Coordenadores da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro (Cocevid), realizado nos dias 3 e 4 de abril, pelo juiz Antiogenes Ferreira, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar de Palmas, e pelo juiz Jossaner Nery, titular da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Crimes Dolosos contra a Vida de Gurupi.

O encontro aconteceu na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em Salvador, e reuniu magistrados e magistradas de todo o país para troca de experiências, alinhamento de práticas e fortalecimento das políticas judiciárias de enfrentamento à violência contra a mulher.

A programação teve início na quinta-feira (3/4), às 14h, com a cerimônia de posse da nova Comissão Executiva do Cocevid, realizada no Auditório Desembargadora Olny Silva. Na ocasião, a presidente da Coordenadoria da Mulher do TJBA, desembargadora Nágila Brito, assumiu a presidência do colegiado. Já a vice-presidência ficou a cargo da juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). O mandato da nova gestão é de um ano, com possibilidade de recondução por igual período.

Na sexta-feira (4/4), as atividades se estenderam ao longo do dia. Pela manhã, ocorreu a primeira reunião executiva do Cocevid sob a nova presidência. O encontro foi marcado pela apresentação de boas práticas desenvolvidas pelos Tribunais de Justiça estaduais, além da discussão de estratégias para ampliar o acesso das mulheres e meninas aos seus direitos. Os coordenadores também debateram formas de uniformizar métodos e critérios administrativos e judiciais no tratamento dos casos de violência doméstica, respeitando as especificidades regionais.

A tarde, o evento “Mulheres e Poder: Liderar, Inspirar e Transformar” trouxe reflexões importantes sobre gênero, liderança e transformação social. O auditório do TJBA recebeu a Ministra Maria Elizabeth Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), e a desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que compartilharam suas trajetórias e visões sobre os desafios enfrentados pelas mulheres nos espaços de poder.

A participação dos representantes do Judiciário Tocantinense reforça o compromisso do Tribunal de Justiça do Tocantins com a promoção da equidade de gênero, o combate à violência doméstica e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção e à garantia dos direitos das mulheres.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Judiciário do Tocantins reforça que importunação sexual é crime

Em meio às festas, blocos e celebrações do Carnaval, o Tribunal de Justiça do Tocantins…

1 dia ago

Judiciário do Tocantins funciona em regime de plantão durante o Carnaval

Durante o período do Carnaval, o Poder Judiciário do Tocantins atuará em regime de plantão,…

1 dia ago

Ação inédita une os três Poderes do Brasil no enfrentamento ao feminicídio

Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alchmin,…

1 dia ago

CGJUS abre calendário correicional de 2026 destacando diálogo, acessibilidade e fortalecimento do 1º grau

“A correição é um momento de diálogo, escuta e construção conjunta. A Corregedoria está à…

1 dia ago

Diretor Geral da Esmat é homenageado com medalhas da Esmam e da Emerj na abertura do LXII Copedem

Teve início na manhã desta quinta-feira (12/2), em São Luís (MA), a 62ª edição do…

1 dia ago

Carnaval vira estratégia de negócio e amplia oportunidades para pequenos empreendedores em 2026 | ASN Tocantins

O Carnaval no Brasil, historicamente associado à festa e à celebração popular, é também considerado…

1 dia ago