O Centro de Inovação Inovassol e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) devem desenvolver um projeto conjunto para o fortalecimento das instituições. A ideia surgiu durante visita da procuradora Elyane Monteiro, corregedora da PGE; e do administrador do Núcleo de Gestão Estratégica do órgão, André Luiz da Silva de Andrade, à unidade do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), na tarde desta terça-feira (29/4).
Na oportunidade, a equipe da PGE foi recebida pelo servidor coordenador do Inovassol, André Vinícius; e pelos laboratoristas Ana Berenice de Aguiar e Lucas Gomes, que apresentaram o Centro de Inovação do TJTO e falaram sobre as experiências desenvolvidas na unidade.
Segundo André Vinícius, a ideia é que o Inovassol contribua com a PGE com a realização de uma oficina de ideação em que serão analisados os problemas do órgão, a fim de achar uma solução conjunta e criar um projeto institucional viável para atender às demandas do órgão estadual.
“A ideia da gente foi, exatamente, fazer um benchmarking institucional e entender que, hoje, a administração pública tem que ter inovação”, destacou o administrador do Núcleo de Gestão Estratégica da PGE ao se referir à ideação do produto que surgiu durante a visita.
“Hoje, a gente já sai daqui com a ideação de um projeto em conjunto, exatamente para fortalecer as duas instituições”, citou André Luiz da Silva, explicando que a proposta é identificar, de forma conjunta, quais são as “dores” do órgão e, a partir daí, idealizar o projeto.
Um exemplo citado durante a visita é a criação de uma IA e Bolt de respostas rápidas para o(a) cidadão(ã), em relação a perguntas que, às vezes, demorariam mais tempo para serem respondidas, a exemplo do aspecto da dívida ativa do Estado.