Categories: Estado

Em Wanderlândia, inauguração do 22º Banco Vermelho encerra programação do JUS em Ação 2025


Na semana em que o judiciário esteve mobilizado para dar celeridade ao julgamento de processos de violência doméstica em todo o país com a Semana Justiça pela Paz em Casa, o Tribunal de Justiça do Tocantins avançou também no trabalho de educação e prevenção aos crimes praticados contra as mulheres. Encerrando a edição 2025 do projeto Jus em Ação, nesta sexta-feira (28/11), a cidade de Wanderlândia, no norte do estado, recebeu o 22º Banco Vermelho do TJTO.

Instalado na Praça Padre Josimo, ao lado do Fórum, o Banco representa o combate ao feminicídio e reforça a parceria do Município com o Judiciário no enfrentamento à violência contra a mulher. Durante o Jus em Ação, TJTO e prefeitura de Wanderlândia assinaram o Pacto pelo Fim da Violência contra a Mulher. 

“O banco é o símbolo de uma luta real e constante pelo fim da violência doméstica e familiar e todos devemos estar mobilizados neste sentido”, afirmou a presidente do TJTO, desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Com quatro metros de comprimento e 1,80 metro de altura, o Banco Vermelho chama as pessoas a sentarem e refletirem. Levantarem e agirem. Conforme destaca a coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), juíza Cirlene Maria Assis, é um convite à reflexão sobre a mudança que queremos para a sociedade.

“O Tribunal de Justiça do Tocantins conduz a maior campanha do país de combate à violência contra a mulher. Mais que um símbolo, trata-se de um trabalho contínuo em 22 municípios, ao longo de cinco anos, educando crianças sobre respeito, igualdade de gênero, racismo, patriarcado e todas as formas de violência contra a mulher. Buscamos sensibilizar famílias, estimular a denúncia e mobilizar toda a sociedade”.

Educação

O trabalho de conscientização e orientação também passa pela escola. Durante o JUS em Ação, o TJTO fomenta o debate em ações educativas com crianças da rede pública de ensino. De forma lúdica, as oficinas do projeto Banquinho Vermelho levam informações e orientações aos estudantes.

Em Wanderlândia, a assessora da Cevid, Letícia Oliveira, ministrou oficinas para 60 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Darlete, nos períodos da manhã e tarde, reforçando conceitos de respeito, igualdade e prevenção ao ciclo da violência.

Também nas escolas, com foco na promoção da cultura da paz nos lares e, consequentemente na sociedade, estava a sargento Mahianna Coelho levando um trabalho de conscientização e prevenção ao uso de drogas. Ela conversou com estudantes do Colégio Estadual José Luiz Siqueira pela manhã e, no período da tarde levou a abordagem para o Colégio Estadual Dom Pedro II.

Ao lado do Tribunal de Justiça, a Polícia Militar do Tocantins integra a Rede Estadual de Atendimento e Enfrentamento que conta ainda com demais entes como secretarias de saúde, educação, assistência social, da Mulher, delegacias, conselhos, casas de apoio, órgãos do sistema de Justiça e outros órgãos governamentais e não-governamentais que atuam de forma articulada no combate à violência doméstica.

Proteção e acolhimento às servidoras

Ainda durante a programação, o TJTO reforçou o compromisso com a proteção às servidoras e magistradas vítimas de violência doméstica e familiar, por meio do Programa de Proteção, Acolhimento Humanizado e Solidário às Mulheres (PAHS). A iniciativa voltada ao atendimento especializado das mulheres do Judiciário oferece o apoio e orientação necessários.

Canais de denúncia: 

180 – Denúncias e informações; 190 – Emergência (Polícia Militar); 197 – Denúncia (Polícia Civil); 155 – Denúncia e monitoramento; 100 – Disque Direitos Humanos. 

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas nomeia 126 candidatos do cadastro de reserva da Educação Chamamento amplia o…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas realiza balanço de Censo Cadastral Previdenciário após fim de prazo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza balanço de Censo Cadastral Previdenciário após fim de prazo Servidores que…

1 hora ago

Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das férias | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas promove ações de educação no trânsito e reforça cuidados no retorno das…

2 horas ago

Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do Jardim Taquari | Prefeitura Municipal de Palmas

Conselho Municipal de Assistência Social aprova Plano de Ação Emergencial para atendimento às famílias do…

15 horas ago

Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no MT | Prefeitura Municipal de Palmas

Secretaria de Relações Institucionais recebe equipe de vôlei adaptado que participará de competição nacional no…

15 horas ago

Comarca de Arapoema define datas e pauta processos da 1ª Temporada de Júri Popular de 2026 para fevereiro

A Comarca de Arapoema, no norte do Tocantins, definiu o calendário para a primeira temporada…

16 horas ago