Categories: Estado

Encontro discute, nesta quinta (23/5), aprimoramento da coleta de informações estatísticas no Judiciário por meio das tabelas processuais unificadas


Quantos casos de feminicídio foram julgados e a quantidade de medidas protetivas deram entrada no Tocantins em 2023 são exemplos de informações estatísticas essenciais para o planejamento estratégico do Poder Judiciário com o propósito de melhorar os serviços prestados aos(às) cidadãos(ãs). Para o alcance desse objetivo, é importante que o cadastramento dos processos seja realizado de forma correta nas tabelas processuais unificadas.

Para discutir a garantia e a precisão estatística dos dados jurídicos e o papel fundamental da Tabela Processual Unificada, o Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), realiza nesta quinta-feira (23/5) o Encontro Nacional sobre as Tabelas Processuais Unificadas do Poder Judiciário. O evento acontece das 8h30 às 18h30, no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO).

O encontro é voltado para servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e colaboradores(as) do Poder Judiciário tocantinense; assim como estudantes, professores(as), profissionais e integrantes do Sistema de Justiça e membros da comunidade em geral.

O objetivo do evento é proporcionar debates interativos para desenvolver propostas estratégicas que ressaltem a importância das Tabelas Processuais Unificadas e como elas contribuem para a confiabilidade dos dados jurídicos.

A programação conta com palestras, mesa redonda e pitch de boas práticas. Participam do evento: a  juíza auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional de Tabelas, Ana Lúcia Andrade Aguiar; a coordenadora do Núcleo Permanente das Tabelas Processuais da Primeira Instância do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Josilene Feitoza da Silva; o assessor no setor de Jurimetria do Ministério Público de São Paulo, Ricardo Feliz Okamoto; o juiz do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Marivaldo Dantas de Araújo; o analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Goiás, Bruno Mortari; a juíza da Vara de Execuções Fiscais e Ações de Saúde Pública da Comarca de Araguaína, Milene de Carvalho Henrique, entre outras autoridades.

 

Tabelas Processuais Unificadas

As Tabelas Processuais Unificadas foram criadas pela Resolução nº 46/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aprimorar a coleta de informações estatísticas ao planejamento estratégico do Poder Judiciário e melhorar o uso da informação processual.

São três tabelas: de Classes Processuais, que classifica o procedimento judicial ou administrativo adequado ao pedido; de Assuntos Processuais, que padroniza nacionalmente o cadastro dos temas discutidos no decorrer do processo; e de Movimentos Processuais, que descreve movimentos mínimos e obrigatórios, suficientes à identificação das fases do processo, tempo de tramitação, resultado dos julgamentos, entre outros.

A assessora jurídica do Núcleo de Parametrização da Diretoria Judiciária, Kellen Cleya dos Santos Madalena Stakoviak, explica que o cadastramento correto do processo permite fazer levantamento de dados, desenvolver painéis estatísticos e implementar políticas judiciárias, quando se consegue mensurar a realidade dos processos do judiciário.  “Por isso é importante a padronização e a classificação processual para o levantamento fidedigno das informações do Judiciário”, acrescentou Kellen, lembrando que, por meio das tabelas processuais unificadas, também é possível fazer levantamento de dados para a imprensa ou qualquer pessoa da sociedade que solicitar informações.

 

Para se inscrever no evento, clique aqui.

Mais informações aqui.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Unidade de Saúde Héder de Oliveira receberá melhorias estruturais em consultórios e auditório | Prefeitura Municipal de Palmas

Unidade de Saúde Héder de Oliveira receberá melhorias estruturais em consultórios e auditório Prefeitura de…

2 minutos ago

Prefeitura de Palmas leva capacitação a profissionais  do Serviço de Inspeção Municipal | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas leva capacitação a profissionais  do Serviço de Inspeção Municipal Evento realizado nesta…

34 minutos ago

histórias que ganham voz no 2º Mutirão Pop Rua Jud

Entre olhares cansados e sorrisos tímidos, homens e mulheres em situação de rua de Palmas…

36 minutos ago

Escola de Tempo Integral Padre Josimo promove Semana de Valorização à Vida em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola de Tempo Integral Padre Josimo promove Semana de Valorização à Vida em Palmas Ações…

3 horas ago

Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 | Prefeitura Municipal de Palmas

Seleção Sub-15 e seleção de Ouro da FTF fazem amistoso neste sábado, 13 Partida acontece…

4 horas ago

Câmara Municipal aprova projetos de lei e requerimentos em sessões ordinárias desta semana – Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou, ao longo desta semana, sessões ordinárias em que…

4 horas ago