Categories: Estado

Entrega de títulos de propriedade em Aguiarnópolis resgata cidadania e realiza sonhos


A dona Maria Ribeiro, a irmã dela, Luzia Martins dos Santos, e o senhor Lourivaldo Balbino da Silva já podem dormir tranquilos, a partir desta segunda-feira (5/6). É que depois de mais de dez anos, eles que são moradores de Aguiarnópolis, na região do Bico do Papagaio, receberam o título definitivo de propriedade.

“Estou feliz por morar num lugar que é meu”, disse o seo Lourivaldo. Alegria compartilhada também pela Luzia. “Comprei e paguei e agora ninguém toma. Estou feliz!”. A dona Maria já faz novos planos. “Agora Deus mandou tudo na palma da mão, quando mais estamos precisando ele enche a vasilha”, disse a dona Maria que, agora, já vai tentar um financiamento habitacional. “Agora é fazer uma casa melhor, ter um conforto.”

Nesta primeira etapa da entrega de títulos de Regularização Fundiária de Aguiarnópolis 65 moradores receberam os documentos definitivos. “Essa é a realização de um sonho, de pessoas que sempre batalharam para ter uma casa própria. Essa ação vai transformar a vida de todos que moram lá”, disse a moradora Dagna Martins.

 A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura de Aguiarnópolis, o Poder Judiciário, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), da Corregedoria-Geral da Justiça, com o apoio da Tocantins Parcerias.

Avanço em diversos municípios

“A regularização fundiária é um processo complexo, mas todos trabalhando de mãos dadas conseguimos avançar como avançamos em diversos municípios”, disse o  coordenador do Nupref, juiz Wellington Guimarães, que ainda acrescentou que todos os moradores da antiga fazenda Santa Luzia têm uma história e, hoje, ela é transformada. “Transformação é você ver aquele que antes era ocupante ter sua propriedade reconhecida. Isso vem trazer inúmeros benefícios para a população. O título traz segurança jurídica ao imóvel. O poder judiciário com os entes parceiros concretiza para cada cidadão o que está na constituição: o direito à moradia digna.”
 
Promoção da cidadania

A corregedora-geral da Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal, disse que a entrega dos títulos é um momento representativo.  “Muito mais do que a entrega de um documento, o programa de regularização fundiária desenvolvido pela Coorregedoria-Geral da Justiça promove a cidadania”. Ela ressaltou ainda que somente com o título definitivo o cidadão pode ter acesso a direitos básicos no local onde vive, como saúde, lazer e educação.

“A regularização fundiária é um tema de grande relevância social, ambiental e econômica; é um trabalho que contribui diretamente para a qualidade de vida de cada um que recebeu seu título definitivo e, junto com o documento, tem a cidadania resgatada.”

O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite ressaltou o momento ímpar para o município. Segundo ele, a regularização fundiária é uma das maiores ações da gestão. “Há décadas, famílias tinham sonho e esperança  e nós concretizarmos essa ação.  Quero dizer aos moradores contemplados que  é um direito adquirido por vocês, uma dívida que o poder público tinha com as famílias do bairro Santa Luzia. Estamos escrevendo uma nova história para os moradores do Santa Luzia e colocando o nome de vocês no mapa de Aguiarnópolis, do Tocantins e do Brasil.”

Participaram do evento a diretora imobiliária e comercial do Tocantins Parceria, representando o presidente Aleandro Lacerda, a vice-prefeita Gildete Cabral, o presidente da câmara de Vereadores da cidade, Ruberval Feitosa Pereira, o registrador do cartório de registros  de imóveis de Aguiarnópolis, Lucas Jacomossi.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

14 horas ago

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas conclui abordagens educativas para conscientização sobre trabalho infantil Ação aconteceu na manhã…

16 horas ago

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para avanço da indústria 4.0 | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeito Eduardo Siqueira Campos destaca papel da Escola Sesi de Referência e defende parceria para…

16 horas ago

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São Paulo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas leva apresentação sobre mobilidade urbana para o Arena ANTP 2025, em São…

16 horas ago

Senadora Professora Dorinha celebra sanção do Sistema Nacional de Educação, marco histórico para o país • Senadora Professora Dorinha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…

1 dia ago

júri condena cinco homens por homicídio e organização criminosa e penas passam de 31 anos

O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…

1 dia ago