Preparar o aluno da rede municipal desde os anos iniciais para o mundo digital, essa é uma das propostas da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed) para 2026, e, nesse sentido, foi realizada na tarde desta segunda-feira, 18, uma capacitação para a equipe da Educação Infantil da Capital, sobre o programa ‘Escolas Conectadas’, do governo federal. O momento foi conduzido pela Assessora Técnica do Ministério da Educação (MEC), para a Rede Municipal, Maria da Conceição Lopes, com o objetivo de universalizar a conectividade de qualidade para uso pedagógico e administrativo nos estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica.
De acordo com Maria da Conceição Lopes, o município de Palmas inicia a elaboração do seu Plano de Educação Digital e Inovação Pedagógica, para orientar de forma integrada as ações voltadas à Inclusão da Computação nos currículos da educação básica; Formação continuada de professores e gestores; Alinhamento do currículo e formação à infraestrutura, conectividade e recursos educacionais digitais e Fomento à inovação nas práticas pedagógicas.
“Essa reunião de estratégias, envolve conectividade, formação, recursos educacionais digitais, transformação digital, ambientes e dispositivos, a reorganização curricular e a formação de professores. Além de ser um compromisso com a qualidade da educação, esse Plano responde também a exigências legais importantes”, enfatizou, esclarecendo que em 2024, foi publicada a Resolução nº 3, de 1º de julho de 2024, que estabelece que a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação nos currículos escolares será uma das condicionalidades para a habilitação dos municípios à complementação ‘Valor Aluno Ano Resultado’ (VAAR) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) a partir de 2026.
A diretora da Educação Infantil da Semed Palmas, Jordana Jácome, ressalta que as estratégias para o ‘Escola Conectada’ abrangem toda a educação básica, iniciando na educação infantil. Segundo a diretora, a educação midiática e digital tem seu ponto de partida nessa fase e esclarece que a abordagem será adaptada, sem a introdução direta de dispositivos às crianças. “A proposta é iniciar o trabalho com a educação digital e midiática, conteúdo já previsto na Base Nacional Comum Curricular, agora estruturado e potencializado pelo programa Escolas Conectadas. A iniciativa visa organizar o currículo e atender a essa necessidade”, pontua.
Jordana Jácome esclarece que os próximos passos envolvem a formação de um grupo de trabalho para discutir a integração da educação digital no currículo da educação infantil, o qual apresentará uma proposta que, posteriormente, será submetida à consulta pública. A implementação está prevista para o próximo ano, com a conclusão do processo até o mês de dezembro deste ano.
Texto: Juscelene Melo
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
A ascensão do turismo brasileiro no cenário internacional foi o destaque da audiência pública promovida…
Estão abertas, até 22 de agosto, as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em saúde…
A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (19) o seu plano de trabalho para o…
Fundação Cultural de Palmas abre inscrições para grupo de improvisação musical Orquestra Insólita Vagas são…
Com o objetivo de reforçar o estoque do banco de sangue local e salvar vidas,…
Alunos da rede de ensino de Palmas conquistam bons resultados nos Jets nas modalidades individuais…