Categories: Estado

ESA Nacional propõe parceria com Esmat e Copedem para fortalecer ações em prol da justiça humanitária


A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) receberam, nesta quinta-feira (24/7), a visita institucional de representantes da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA Nacional). O encontro foi realizado na sede da Esmat, em Palmas e contou com a presença de demais advogados(as) em atuação no Tocantins.

Além da pauta principal, também foram discutidos temas como o combate ao racismo, valorização da diversidade, identidade de gênero e a promoção de penas alternativas.

Outro ponto citado foi o apoio das escolas jurídicas à efetivação de decisões dos Tribunais Superiores e do CNJ. O encontro reforça o compromisso das instituições em promover o diálogo interinstitucional e buscar soluções conjuntas para os desafios do sistema de justiça brasileiro.

Durante a reunião, o diretor da Escola Nacional de Advocacia e presidente da seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, apresentou uma proposta de parceria com a Esmat e o Copedem.

“A intenção é construir uma agenda de cooperação para desenvolver ações formativas, especialmente no âmbito do Plano Pena Justa, iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltada à qualificação do sistema penitenciário com foco na dignidade humana”, reforçou.

O desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, ressaltou a importância do diálogo institucional.

“A Esmat e o Copedem estão abertos à cooperação com a ESA Nacional. Unir magistratura e advocacia em ações formativas é essencial para o fortalecimento da justiça humanitária”, afirmou.

Presenças

Participaram da reunião, o diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, além do diretor geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, a presidente em exercício da OABTO, Larissa Rosenda, da diretora geral da ESA-TO, Flávia Malachias, do diretor tesoureiro da OABTO, Pedro Vitor Rabello, e da procuradora-geral de Prerrogativas, Aurideia Loiola.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

6 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

7 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

9 horas ago

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira Sub-15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação de Esportes de Palmas finaliza preparação do Nilton Santos para amistoso da Seleção Brasileira…

11 horas ago

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 | Prefeitura Municipal de Palmas

Fundação Cultural de Palmas oferece à população oficinas gratuitas focadas no Edital Promic 2025 Ciclo…

11 horas ago

após júri, homem é condenado a mais de 13 anos de prisão por tentativa de homicídio

Decisão do Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Palmas condenou, na quinta-feira (11/9),…

11 horas ago