Categories: Estado

ESA Nacional propõe parceria com Esmat e Copedem para fortalecer ações em prol da justiça humanitária


A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) receberam, nesta quinta-feira (24/7), a visita institucional de representantes da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA Nacional). O encontro foi realizado na sede da Esmat, em Palmas e contou com a presença de demais advogados(as) em atuação no Tocantins.

Além da pauta principal, também foram discutidos temas como o combate ao racismo, valorização da diversidade, identidade de gênero e a promoção de penas alternativas.

Outro ponto citado foi o apoio das escolas jurídicas à efetivação de decisões dos Tribunais Superiores e do CNJ. O encontro reforça o compromisso das instituições em promover o diálogo interinstitucional e buscar soluções conjuntas para os desafios do sistema de justiça brasileiro.

Durante a reunião, o diretor da Escola Nacional de Advocacia e presidente da seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, apresentou uma proposta de parceria com a Esmat e o Copedem.

“A intenção é construir uma agenda de cooperação para desenvolver ações formativas, especialmente no âmbito do Plano Pena Justa, iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltada à qualificação do sistema penitenciário com foco na dignidade humana”, reforçou.

O desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, ressaltou a importância do diálogo institucional.

“A Esmat e o Copedem estão abertos à cooperação com a ESA Nacional. Unir magistratura e advocacia em ações formativas é essencial para o fortalecimento da justiça humanitária”, afirmou.

Presenças

Participaram da reunião, o diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, além do diretor geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, a presidente em exercício da OABTO, Larissa Rosenda, da diretora geral da ESA-TO, Flávia Malachias, do diretor tesoureiro da OABTO, Pedro Vitor Rabello, e da procuradora-geral de Prerrogativas, Aurideia Loiola.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Núcleo de Apoio às Comarcas encerra o ano com 95 mil atos judiciais

O Núcleo de Apoio às Comarcas do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nacom/TJTO) encerra 2025…

22 minutos ago

Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas de fim de ano | Prefeitura Municipal de Palmas

Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas…

24 minutos ago

Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas Equipes da Secretaria Municipal…

52 minutos ago

Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º salário do funcionalismo | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º…

1 hora ago

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em…

1 hora ago

Pesquisa inédita analisa litigância abusiva no Judiciário e propõe medidas de enfrentamento

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou, nesta quinta-feira (18/12), os resultados do “Diagnóstico Nacional…

1 hora ago