Categories: Estado

ESA Nacional propõe parceria com Esmat e Copedem para fortalecer ações em prol da justiça humanitária


A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e o Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) receberam, nesta quinta-feira (24/7), a visita institucional de representantes da Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA Nacional). O encontro foi realizado na sede da Esmat, em Palmas e contou com a presença de demais advogados(as) em atuação no Tocantins.

Além da pauta principal, também foram discutidos temas como o combate ao racismo, valorização da diversidade, identidade de gênero e a promoção de penas alternativas.

Outro ponto citado foi o apoio das escolas jurídicas à efetivação de decisões dos Tribunais Superiores e do CNJ. O encontro reforça o compromisso das instituições em promover o diálogo interinstitucional e buscar soluções conjuntas para os desafios do sistema de justiça brasileiro.

Durante a reunião, o diretor da Escola Nacional de Advocacia e presidente da seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, apresentou uma proposta de parceria com a Esmat e o Copedem.

“A intenção é construir uma agenda de cooperação para desenvolver ações formativas, especialmente no âmbito do Plano Pena Justa, iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), voltada à qualificação do sistema penitenciário com foco na dignidade humana”, reforçou.

O desembargador Marco Villas Boas, diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, ressaltou a importância do diálogo institucional.

“A Esmat e o Copedem estão abertos à cooperação com a ESA Nacional. Unir magistratura e advocacia em ações formativas é essencial para o fortalecimento da justiça humanitária”, afirmou.

Presenças

Participaram da reunião, o diretor geral da Esmat e presidente do Copedem, desembargador Marco Villas Boas, a diretora executiva da Esmat, Ana Beatriz de Oliveira Pretto, além do diretor geral da ESA Nacional, Gedeon Pitaluga, a presidente em exercício da OABTO, Larissa Rosenda, da diretora geral da ESA-TO, Flávia Malachias, do diretor tesoureiro da OABTO, Pedro Vitor Rabello, e da procuradora-geral de Prerrogativas, Aurideia Loiola.

 



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

CRA deve votar redução de alíquota sobre calcário nesta quarta — Senado Notícias

A Comissão de Agricultura (CRA) inicia os trabalhos deliberativos de 2026 nesta quarta-feira (4), às…

10 minutos ago

Presidente do TJTO destaca avanços e compromisso institucional ao abrir o Ano Judiciário 2026, em sessão histórica

“Dou início aos trabalhos judiciais de 2026 com a mesma responsabilidade e comprometimento do dia…

18 horas ago

Em abertura do Ano Judiciário, corregedor-geral da Justiça compartilha balanço de 2025 e perspectivas para 2026

“Iniciamos o Ano Judiciário de 2026 convictos de que a Corregedoria-Geral da Justiça seguirá exercendo…

19 horas ago

Cursos presenciais, semipresenciais e autoinstrucionais marcam a agenda da Esmat em fevereiro

O mês de fevereiro marca o início da agenda de cursos e de eventos promovidos…

20 horas ago

Prioridades do governo para 2026 incluem fim da escala 6×1, regulação do trabalho por aplicativo e segurança pública – Notícias

02/02/2026 - 17:20   Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Rui Costa (E) entrega mensagem aos presidentes…

21 horas ago

Judiciário do Tocantins disponibiliza relatórios de atividades em formato online e versão em linguagem simples

Pela primeira vez, o Poder Judiciário tocantinense publica uma versão impressa, em linguagem simples,  do…

21 horas ago