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Escola rural considera contexto do campo e conecta saberes escolares e locais | Prefeitura Municipal de Palmas


Escola rural considera contexto do campo e conecta saberes escolares e locais

Projeto da Prefeitura de Palmas, na ETI Fidêncio Bogo, fomenta a leitura como ferramenta de autonomia, identidade e expressão

O projeto de leitura “Ler, Interpretar e Transformar: Semeando Saberes”, implementado na Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada na região rural do Taquaruçu Grande, em Palmas, visa resgatar o prazer pela leitura e fortalecer habilidades de compreensão textual por meio da valorização dos saberes locais, já trazidos pelos alunos.

Voltado a estudantes dos 6º e 7º anos, o projeto foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Lorena Luz, em parceria com a biblioteca escolar. Parte da premissa de que há diferentes níveis de aprendizagem e dificuldades em leitura e interpretação, que podem ser minimizados pela oportunização de momentos de socialização e valorização dos saberes, envolvendo literatura, produção de textos, interdisciplinaridade e oralidade, enfatizando a cultura local por meio da oralidade e dos falares característicos.

A professora explica que o objetivo geral do projeto é fortalecer a prática da leitura e da interpretação textual entre os estudantes do 6º e 7º ano, desenvolvendo a linguagem oral e escrita e valorizando a leitura como ferramenta de transformação e inclusão, respeitando a bagagem de cada um. “É necessário levar em conta o contexto do campo, pois estamos em uma escola rural. Este cuidado é essencial para conectar os saberes escolares aos saberes locais”, explica.

O uso frequente da biblioteca é parte da rotina. Neste ambiente, é que os participantes buscam desenvolver a autonomia leitora e a produção de textos autorais, trabalhar a interpretação de enunciados de problemas matemáticos em parceria interdisciplinar, incentivar o compartilhamento de experiências de leitura por meio de rodas de conversa e eventos culturais, e até publicar uma coletânea de textos e ilustrações dos alunos.

As ações tiveram início no segundo bimestre e envolvem a escolha do leitor destaque, leitura orientada, café literário, rodas de conversa, sondagem linguística com mapeamento dos falares da região do Taquaruçu Grande, e se estendem até o quarto bimestre. Na culminância, será organizada uma coletânea impressa ou digital com as produções dos alunos e suas ilustrações, que será lançada no sarau literário interdisciplinar, com entrega de exemplares às famílias e à comunidade escolar.

O evento contará com apresentações artísticas e culturais, como dança, paródias, peças teatrais, recitais de poesia, exposição da coletânea e do glossário dos falares, e será aberto à comunidade escolar.

Texto: Rogério Franco
Edição: Wédila Jácome

Biblioteca escolar é a principal parceira da professora de Língua Portuguesa
Oficina de leitura e escrita, viltada à ampliação do vocabulário



FONTE

Tribuna do Tocantins

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