O projeto de leitura “Ler, Interpretar e Transformar: Semeando Saberes”, implementado na Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, localizada na região rural do Taquaruçu Grande, em Palmas, visa resgatar o prazer pela leitura e fortalecer habilidades de compreensão textual por meio da valorização dos saberes locais, já trazidos pelos alunos.
Voltado a estudantes dos 6º e 7º anos, o projeto foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Lorena Luz, em parceria com a biblioteca escolar. Parte da premissa de que há diferentes níveis de aprendizagem e dificuldades em leitura e interpretação, que podem ser minimizados pela oportunização de momentos de socialização e valorização dos saberes, envolvendo literatura, produção de textos, interdisciplinaridade e oralidade, enfatizando a cultura local por meio da oralidade e dos falares característicos.
A professora explica que o objetivo geral do projeto é fortalecer a prática da leitura e da interpretação textual entre os estudantes do 6º e 7º ano, desenvolvendo a linguagem oral e escrita e valorizando a leitura como ferramenta de transformação e inclusão, respeitando a bagagem de cada um. “É necessário levar em conta o contexto do campo, pois estamos em uma escola rural. Este cuidado é essencial para conectar os saberes escolares aos saberes locais”, explica.
O uso frequente da biblioteca é parte da rotina. Neste ambiente, é que os participantes buscam desenvolver a autonomia leitora e a produção de textos autorais, trabalhar a interpretação de enunciados de problemas matemáticos em parceria interdisciplinar, incentivar o compartilhamento de experiências de leitura por meio de rodas de conversa e eventos culturais, e até publicar uma coletânea de textos e ilustrações dos alunos.
As ações tiveram início no segundo bimestre e envolvem a escolha do leitor destaque, leitura orientada, café literário, rodas de conversa, sondagem linguística com mapeamento dos falares da região do Taquaruçu Grande, e se estendem até o quarto bimestre. Na culminância, será organizada uma coletânea impressa ou digital com as produções dos alunos e suas ilustrações, que será lançada no sarau literário interdisciplinar, com entrega de exemplares às famílias e à comunidade escolar.
O evento contará com apresentações artísticas e culturais, como dança, paródias, peças teatrais, recitais de poesia, exposição da coletânea e do glossário dos falares, e será aberto à comunidade escolar.
Texto: Rogério Franco
Edição: Wédila Jácome
A Comarca de Gurupi, no sul do estado, comemora a concretização de um sonho aguardado…
As Comissões de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação do 1º…
Prefeitura de Palmas realiza mutirão de limpeza e recolhe cerca de meia tonelada de folhas…
Câmara Técnica de Atração de Investimentos de Palmas define eixos prioritários para impulsionar economia da…
Prefeitura de Palmas conduz primeiras deliberações do Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal Realizado…
Prefeitura de Palmas substitui mais de 260 grelhas e 60 cavaletes de bocas de lobo…