As escolas da rede municipal de ensino de Palmas estão mobilizadas em uma série de ações voltadas para a campanha do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025. A intenção é estimular a participação dos estudantes e reforçar a importância da avaliação, que contribui para o diagnóstico da aprendizagem e melhoria das práticas pedagógicas nas unidades educacionais. Entre as estratégias adotadas estão rodas de conversa com estudantes e famílias, produção de materiais informativos, palestras motivacionais e atividades de revisão pedagógica, simulados voltados para os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental, turmas que participam da avaliação.
A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Santa Bárbara, na região sul de Palmas, está produzindo conteúdos audiovisuais com informações sobre como funciona o Saeb. “A comunidade escolar do Santa Bárbara é muito participativa. Estamos intensificando intervenções diretas nas turmas, reunindo semanalmente toda a equipe diretiva e de professores para planejar e traçar metas com foco na participação de todos os alunos da escola e em elevar o índice do Saeb em 2025”, conta o gestor da ETI Madian Rocha Moreira Santos.
Acompanhando de perto toda a movimentação nas escolas em relação às avaliações que serão realizadas nos próximos meses, como o Sistema de Avaliação Educacional de Palmas (Saep) e o Saeb, que gera a nota do Ideb, a secretária municipal da Educação, Anice Moura, agradece o empenho das equipes escolares. “A mobilização em torno do Saep e Saeb vai além da prova. É um momento de união entre professores, alunos e famílias, em que todos reconhecem o valor da educação e do esforço coletivo para garantir melhores resultados e mais oportunidades para nossos estudantes”, acredita.
Vale lembrar que o Saeb é um dos principais instrumentos de avaliação da educação básica no País e serve de base para o cálculo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A mobilização das escolas é essencial para que Palmas alcance índices cada vez mais altos de qualidade na aprendizagem”, reforça a secretária Anice.
Texto: Milena Botelho
Edição: Juliana Matos
1/1
1/1
Prefeitura de Palmas quer fortalecer ações de promoção à saúde nas escolas da Capital Ações…
A Corregedoria Nacional de Justiça realizará inspeção no Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins…
Saúde de Palmas inicia campanha Vetor Zero para combater Aedes aegypti Nesta terça, 23, foram…
Palmas é contemplada com R$ 500 mil no III Encontro Nacional da Estratégia Alimenta Cidades…
Prefeitura de Palmas abre 200 vagas para curso preparatório gratuito para o Enem 2025 Jovens…
O juiz Helder Carvalho Lisboa, da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis, marcou para o dia…