Categories: Estado

Esmat inicia Campanha de doação de livros para Projeto de Remição da Pena por Leitura para Unidades Penais de Araguaína


A Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) inicia, nesta segunda-feira (21/8), mais uma campanha de arrecadação de livros visando promover a remição da pena por meio da leitura nas Unidades Penais de Araguaína e Barra da Grota. A campanha “Doe Livros” estará em vigor até o dia 20 de outubro e busca incentivar a reintegração social por meio do hábito da leitura, oferecendo aos(às) participantes a oportunidade de reduzir suas penas.

Sobre as doações

Os livros doados podem ser novos ou usados, de literatura brasileira e/ou estrangeira, englobando gêneros, como romance, novela, conto, crônica, poema, teatro, drama, cordel, além de obras de autoajuda e religião.

Pontos de coleta

As doações estarão sendo aceitas, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, em Palmas, na Biblioteca da Esmat, localizada na Q. 302 Norte Alameda 1, 1-165 TO CEP 77006-328 – Plano-Diretor Norte, Palmas-TO; e no Fórum de Araguaína, localizado na Avenida Filadélfia, 3.650 – Jardim Santa Helena, Araguaína-TO, 77813-905.

Sobre a remição de pena

Oriunda da Resolução nº 391, de 10 de maio de 2021, por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o projeto, criado a partir da Portaria Seciju/TO nº 709, de 2 de setembro de 2021, publicada no Diário Oficial do Estado nº 5.924, que regulamenta a remição da pena pela leitura, diz que a inscrição deve ocorrer de forma voluntária, sendo que, conforme a Portaria, os(as) participantes terão direito à remição de quatro dias da pena por livro lido, tendo um limite de 12 obras por ano. Sendo assim, o(a) custodiado(a) tem a possibilidade de remir a pena em até 48 dias a cada doze meses.

Ao final da leitura de cada obra, o(a) participante deve elaborar um resumo ou outro documento, incluindo desenhos ou apresentação oral àqueles não alfabetizados que também têm o direito de participar do Projeto. Esse documento servirá como comprovação de que a leitura foi realizada, o qual passará por avaliação da Comissão de Validação da remição de parte da pena pela Leitura. A avaliação será feita de forma qualitativa, levando em consideração o interesse e a dedicação do(a) participante.

A campanha recebe o apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), da Corregedoria-Geral, da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e dos Fóruns de todas as comarcas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…

21 minutos ago

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…

47 minutos ago

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira, 15 | Prefeitura Municipal de Palmas

Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…

1 hora ago

Casamento Comunitário de 110 casais marca encerramento do Pop Rua Jud

O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…

10 horas ago

Mais de 900 atendimentos mobiliza 2ª edição do Pop Rua Jud

“Sensação de dever cumprido!”, disse a coordenadora dos voluntários, servidora do Tribunal de Justiça do…

11 horas ago

“Aqui, estamos em pé de igualdade, todos sendo ajudados”, diz juiz do CNJ no 2º Pop Rua Jud

“Não nos preocupemos com números, preocupemos com as vidas que iremos mudar”. A fala do…

13 horas ago