Visando tornar cada vez mais democrático o processo de construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) voltados ao fomento da cultura na Capital, a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), disponibiliza a 1ª Consulta Pública sobre o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) do Ministério da Cultura (Minc). A pesquisa pode ser acessada clicando aqui e se estende até o dia 31 de julho, tendo como público-alvo artistas e agentes culturais da cidade, mas está aberta, também, à sociedade palmense em geral.
Por meio do formulário que compõe a consulta, os trabalhadores culturais e os cidadãos interessados em participar poderão opinar sobre a formatação do novo PAR de Palmas e o aprimoramento da elaboração dos editais para o Ciclo 2 da PNAB, tudo intentando amplificar o alcance de contemplação dos valores em todas as regiões da Capital.
Segundo explica a presidente da FCP, Luara Aquino, a proposta da Consulta Pública é justamente dar voz a quem faz e vive a cultura em Palmas, viabilizando a formatação de um PAR mais inclusivo e assertivo. “A partir desta oitiva nós teremos um norte sobre o que é almejado no âmbito cultural geral daqui, como podemos aprimorar o PAR para equalizar o acesso às oportunidades, seja por meio da contemplação via editais, do apoio com premiações ou da melhoria dos espaços culturais em toda a Capital”, afirmou.
O formulário
O formulário que compõe a 1ª Consulta Pública sobre o PAR do Ciclo 2 da PNAB em Palmas é breve, possui apenas sete questões objetivas e um espaço para a livre manifestação de sugestões acerca da temática.
Em síntese, ele solicita a opinião dos artistas, de agentes culturais e da população local sobre como deve ser feita a distribuição dos R$ 2.448.599,63 em recursos previstos para serem recebidos e utilizados pela FCP em editais voltados a projetos culturais, em apoio com premiações e, também, em manutenções e modernizações dos próprios espaços de fomento artístico da Fundação Cultural da Capital.
A PNAB
Instituída pela Lei nº 14.399/2022 e gerida pelo Ministério da Cultura (Minc), a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) tem como objetivo fomentar a cultura de maneira continuada e descentralizada, isto por meio da divisão, a cada ano, de um total de R$ 3 bilhões em recursos destinados aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios brasileiros, que são repassados a fazedores e espaços de cultura a partir de editais lançados pelos gestores públicos.
Segundo o portal do Minc, o Ciclo 2 do PNAB refere-se aos recursos a serem repassados pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios brasileiros em 2025.
Podem ser contemplados por esta política de fomento do Minc trabalhadores da cultura; entidades; e pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens e serviços culturais. A PNAB tem previsão inicial de permanência até o ano de 2027, havendo, porém, a possibilidade de se estender este prazo.
Texto: Marcus Mesquita
Edição: Lorena Karlla Mascarenhas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira (31), o Projeto de Lei…
O Tribunal do Júri da Comarca de Xambioá, realizado nesta quinta-feira (30/10), condenou cinco homens…
No sul do Tocantins, uma mulher aprendeu a empreender observando a força e a sabedoria…
As empreendedoras Ana Siqueira Calleri (RO), Vilena Ribeiro Silva (MA), Lia Barros (PR), Camila Policarpo…
Palmas lança Núcleo de Cidadania de Adolescentes para certificação do selo Unicef Lançamento foi realizado…
Prefeitura de Palmas disponibiliza linha exclusiva para acesso aos cemitérios no Dia de Finados Ônibus…