Aluna da Escola de Tempo Integral (ETI) Margarida Lemos, no Jardim Aureny III, Emilly Farias foi selecionada para participar do primeiro curso em Educação Midiática e Cidadania Digital para as Adolescências, promovido pelo Ministério da Educação (MEC).
A iniciativa do MEC ouviu estudantes de diversas regiões do Brasil. Emilly, que é líder do projeto TV Rádio Magá desde o 5° ano do ensino fundamental, representa, em nível nacional, os alunos dos anos finais do ensino fundamental das redes municipais do Tocantins.
A estudante participou de uma série de encontros virtuais realizados ao longo de julho de 2025, nos quais contribuiu ativamente para a definição de temas, linguagens e metodologias sobre educação digital e midiática para as adolescências com foco na construção coletiva.
“Foi incrível poder trocar ideias com alunos de outros estados e perceber que, mesmo sendo de lugares diferentes, nós temos objetivos parecidos”, conta a estudante. “O que mais me alegra é saber que o curso será feito com as nossas próprias ideias, então vai ser muito nosso! Acho que vai ser incrível aprender com os outros e compartilhar minhas próprias ideias. E o melhor é que tudo isso será um grande impulso para o nosso projeto na TV Rádio Magá!”, completa.
A estudante é acompanhada pela representante da Rede Nacional do Programa Escola das Adolescências (Renapea), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Seccional Tocantins (Undime-TO), servidora do município de Palmas, professora Graça Alves.
Saiba mais
A proposta de cocriação faz parte das ações do Grupo de Trabalho de Educação Digital e Midiática para as Adolescências, instituído no âmbito do Programa Escola das Adolescências do MEC, desenvolvido em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O intuito é promover uma relação mais consciente e crítica com as tecnologias, com a abordagem de temas como o uso das mídias digitais, o papel das redes sociais, desinformação e cidadania digital.
O curso será disponibilizado em breve no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec) e será aberto a todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A iniciativa reforça o compromisso do MEC em promover o protagonismo estudantil e a participação dos alunos na construção de soluções inovadoras para a educação.
Sobre o Programa Escola das Adolescências
O Programa Escola das Adolescências é uma estratégia do governo federal para apoiar os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). A política busca construir uma proposta de ensino que se conecte com as diversas formas de viver a adolescência no Brasil, promovendo um espaço acolhedor e impulsionando a qualidade social da educação.
O programa, que conta com a colaboração da União, estados, Distrito Federal e municípios, incentiva a produção de guias temáticos e oferece apoio financeiro a escolas priorizadas. Suas estratégias se dividem em três eixos: governança, organização curricular e pedagógica, e desenvolvimento profissional.
Texto: Aline Belous
Edição: Denis Rocha
Guarda Ambiental de Palmas resgata Tamanduá Bandeira em condomínio rural Animal estava acuado por cães…
Prefeitura de Palmas disponibiliza telhas na ação emergencial para atender famílias atingidas por vendaval no…
Primeira-dama de Palmas instala gabinete de crise para ações imediatas em resposta ao vendaval que…
Prefeito Eduardo Siqueira Campos decreta situação de emergência e regulamenta apoio às famílias do Jardim…
Prefeitura de Palmas recupera 15 avenidas em uma semana na Operação Tapa-Buracos As frentes de…
Prefeitura orienta servidores a verificarem validação do Censo Cadastral até 15 de janeiro Mais de…