Categories: Política

Executivo apresenta balanço fiscal do 1º Quadrimestre de 2025 em Audiência na Câmara de Palmas – Câmara de Palmas


A Comissão de Finanças, Tributação e Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quarta-feira, 28, audiência pública para apresentação da prestação de contas do Executivo Municipal referente ao primeiro quadrimestre de 2025, assim como avaliar o cumprimento das metas estabelecidas para o período.

De acordo com o relatório apresentado, no confronto entre receita e despesa primárias, descontado o RPPS, constata-se um superávit primário de R$31,7 milhões, superando a meta fixada para o quadrimestre. O superintendente de Orçamento e Planejamento Estratégico,  José Augusto Júnior, explicou que isso se deve ao fato de algumas despesas não terem chegado na fase de liquidação. “Apesar da queda da receita, tivemos um equilíbrio. É um saldo que consideramos positivo, mas precisamos ter atenção em relação a este equilíbrio fiscal”, pontuou.

Já o secretário de Planejamento, Orçamento e Licitações, André Fagundes, falou sobre o aumento de 104% em investimentos no município no primeiro quadrimestre deste ano. “Isso reflete em números o que o prefeito tem demonstrado na sua gestão , de priorizar urbanismo, obras de infraestrutura. A cidade precisa dessa recuperação na sua estrutura básica  e nós direcionamos a ação do governo para este tipo de despesa”, destacou.

Também participaram da reunião o presidente da Comissão de Finanças, vereador Folha, (PSDB), os vereadores Carlos Amastha (PSB), Thamires do Coletivo Somos (PT), Pr. Manoel Bomfim (Podemos), Thiago Borges (PL), Dian Carlos (SD), Delma Freitas (PP), Léo da Saúde (União), Nonatão da 4 (PP), Iolanda Castro (Republicanos), MaryCats da Causa Animal (Podemos), Balaio (Avante), Walter Viana (PRD) e Waldson da Agesp (PSDB), a vice-presidente de Contas e Orçamento da OAB/TO, Ana Carla Coelho, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Heguel Albuquerque e o auditor do Tribunal de Contas do Tocantins, Joaber Macedo.

A realização da audiência de prestação de contas atende ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que visa garantir a transparência e o controle social sobre as contas públicas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Presidente do TJTO coordena mesa de direito penal em congresso do STJ

Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…

7 minutos ago

Estatais dizem que patrocínio ao esporte é estratégico e tem respaldo na lei – Notícias

10/09/2025 - 18:41   Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…

48 minutos ago

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo | Prefeitura Municipal de Palmas

Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…

54 minutos ago

debatedores reiteram que o Fundeb é fundamental para a educação pública — Senado Notícias

Em audiência pública nesta quarta-feira (10), professores e gestores afirmaram à Comissão de Educação (CE)…

1 hora ago

Arraias terá ações do Programa de Atenção à Saúde voltado a servidores(as) e magistrados(as) da comarca

Os(as) magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as) da Comarca de Arraias receberão, na próxima semana,…

1 hora ago

Estudantes da rede municipal são alertados quanto aos perigos da internet para crianças e adolescentes | Prefeitura Municipal de Palmas

Estudantes da rede municipal são alertados quanto aos perigos da internet para crianças e adolescentes…

1 hora ago