Categories: Política

Executivo apresenta balanço fiscal do 1º Quadrimestre de 2025 em Audiência na Câmara de Palmas – Câmara de Palmas


A Comissão de Finanças, Tributação e Fiscalização e Controle da Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou nesta quarta-feira, 28, audiência pública para apresentação da prestação de contas do Executivo Municipal referente ao primeiro quadrimestre de 2025, assim como avaliar o cumprimento das metas estabelecidas para o período.

De acordo com o relatório apresentado, no confronto entre receita e despesa primárias, descontado o RPPS, constata-se um superávit primário de R$31,7 milhões, superando a meta fixada para o quadrimestre. O superintendente de Orçamento e Planejamento Estratégico,  José Augusto Júnior, explicou que isso se deve ao fato de algumas despesas não terem chegado na fase de liquidação. “Apesar da queda da receita, tivemos um equilíbrio. É um saldo que consideramos positivo, mas precisamos ter atenção em relação a este equilíbrio fiscal”, pontuou.

Já o secretário de Planejamento, Orçamento e Licitações, André Fagundes, falou sobre o aumento de 104% em investimentos no município no primeiro quadrimestre deste ano. “Isso reflete em números o que o prefeito tem demonstrado na sua gestão , de priorizar urbanismo, obras de infraestrutura. A cidade precisa dessa recuperação na sua estrutura básica  e nós direcionamos a ação do governo para este tipo de despesa”, destacou.

Também participaram da reunião o presidente da Comissão de Finanças, vereador Folha, (PSDB), os vereadores Carlos Amastha (PSB), Thamires do Coletivo Somos (PT), Pr. Manoel Bomfim (Podemos), Thiago Borges (PL), Dian Carlos (SD), Delma Freitas (PP), Léo da Saúde (União), Nonatão da 4 (PP), Iolanda Castro (Republicanos), MaryCats da Causa Animal (Podemos), Balaio (Avante), Walter Viana (PRD) e Waldson da Agesp (PSDB), a vice-presidente de Contas e Orçamento da OAB/TO, Ana Carla Coelho, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Heguel Albuquerque e o auditor do Tribunal de Contas do Tocantins, Joaber Macedo.

A realização da audiência de prestação de contas atende ao que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que visa garantir a transparência e o controle social sobre as contas públicas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

É Ouro! Servidor da Câmara conquista 1º lugar no Tênis de Mesa nos Jogos dos Servidores – Câmara de Palmas

Representando o gabinete do vereador Joatan de Jesus (PL), Mateus Postal Oliveira garantiu o título…

24 horas ago

Curso online do TJRS sobre alterações nas regras de processamento e de pagamento de precatórios está disponível para acesso

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) promove, em parceria…

3 dias ago

TJTO realiza oficina interinstitucional de formação masculina para prevenção da violência doméstica em Araguatins

Na quinta-feira (4/2), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) realizou, na sede do Fórum…

3 dias ago

Membros da Rede TO Sustentável aprovam Plano de Ação 2026 e proposta do VI Seminário de Gestão Socioambiental em primeira reunião do ano

Integrantes da Rede TO Sustentável promoveram a primeira reunião do ano, na manhã desta sexta-feira…

3 dias ago

Lideranças nacionais do Sebrae visitam Palmas para alinhar governança e fortalecer pequenos negócios | ASN Tocantins

O Sebrae Tocantins recebeu nesta sexta-feira, 06, em Palmas, a visita institucional do presidente do…

3 dias ago

Acusado de tentar matar homem com tijolada é condenado a nove anos de prisão em Araguaína em sessão do Tribunal do Júri

O Conselho de Sentença da 1ª Vara Criminal da Comarca de Araguaína condenou Adnilson Barbosa…

3 dias ago