Documento assinado pelo general Francisco Montenegro Junior diz que a falta de comunicação ‘impossibilitou o desdobramento prévio da adoção de um dispositivo preventivo de segurança’
Em ofício enviado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, o Exército informou que a corporação não foi acionada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República para atuar e conter a população durante os eventos daquele dia em Brasília. A resposta foi enviada ao colegiado a partir de ofício do senador Sérgio Moro (Podemos-PR). Ao não ser informado previamente sobre a necessidade da presença de tropas, conforme prevê o Plano de Operações Escudo do Planalto, o Exército destaca no documento assinado pelo general Francisco Montenegro Junior que a falta de comunicação “impossibilitou o desdobramento prévio da adoção de um dispositivo preventivo de segurança”.
O general explicou ainda que houve a convocação de forma verbal às 11h45 ao Comando Militar do Planalto, para o emprego de um Pelotão de Choque, com 30 militares. Ao longo do dia 8 de janeiro, o Exército enviou 350 militares, dos quais 198 formaram a primeira turma que chegou ao Palácio 30 minutos após ser acionada, às 12h30. Após o início das invasões, às 16h50, outros 85 militares da Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Planalto foram deslocados. Já às 17h50, mais 40 militares do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas atuaram na contenção dos manifestantes e desocupação da área do Palácio. O ofício enviado pelo Exército pode ser lido na íntegra AQUI.
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…
Prefeitura de Palmas amplia infraestrutura esportiva em 2025 Investimentos garantiram mais quatro quadras poliesportivas em…
O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) informa que a infraestrutura hiperconvergente (HCI) passará por…