Celulares a postos e bem posicionados, pais e familiares das crianças atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amâncio de Moraes, localizado na Arse 22 (206 Sul), em Palmas, acompanharam de perto e não perderam nenhum momento do primeiro desfile cívico fora da unidade.
Trazendo as cores da bandeira do Brasil nos figurinos e adereços, os pequenos levaram para a avenida por meio de desenhos, fantasias e faixas, mensagens sobre a riqueza natural do País, a fauna e a flora e a necessidade de preservar o meio ambiente.
Cada pelotão levou um tema trabalhado em sala durante vários dias que antecederam o desfile. E com a ajuda dos educadores e familiares apresentaram de forma criativa e lúdica para toda a comunidade escolar que prestigiou o evento.
O desfile contou também com a participação dos acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), que integram alguns projetos da instituição junto com o Cmei, dentre eles a Orquestra Intergeracional de Papel e as atividades para trocas de experiências entre os idosos e as crianças.
A psicóloga Janinne Costa Rodrigues Póvoa e o engenheiro agrônomo Augusto Marçal, pais de Luísa Póvoa Costa Marçal, de 2 anos, acompanharam a pequena durante todo o percurso e ficaram encantados. “Um encontro muito bonito onde reuniu as crianças, os educadores, as famílias e a comunidade da região numa grande confraternização. Estamos felizes com este momento”, comentou a mãe de Luísa.
Klevys Silva, pai das gêmeas Raquel Mitt e Débora Mitt, de 4 anos, destacou a iniciativa do Cmei em proporcionar esta programação para toda a criançada e também para os familiares, amigos e moradores da localidade. “Reforçar o sentimento e a consciência sobre a importância da nação, do gostar do país onde elas nasceram é muito importante. Na nossa época, a gente o tempo todo cantava o hino nacional, estudava e aprendia sobre a história do nosso país, mas hoje em dia é bem mais difícil. Portanto, quero agradecer a equipe do Cmei pela iniciativa e também reafirmar a nossa alegria e satisfação de tê-las sendo atendidas na rede municipal de ensino de Palmas. Para nós é uma bênção”, revelou.
Contente com o sucesso do evento, a diretora do Cmei, Maria Clara Silva, avalia que toda a programação realizada com as crianças durante vários dias ajudou a reforçar valores importantes de cidadania e amor à pátria. “É gratificante ver as famílias aqui prestigiando e vibrando com a participação das crianças. Tivemos uma tarde de celebração coletiva da Pátria e de fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade”, observou a gestora.
Texto: Milena Botelho
Edição: Fernanda Sousa
Prefeitura de Palmas realiza 1ª reunião de grupo para fortalecer política habitacional GIPP objetiva articular…
Nesta sexta-feira (12/9), a Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na Arse 132 (1.306 Sul),…
A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu o cargo de procuradora especial da Mulher na terça-feira…
Debater 152 propostas de enunciados em cinco eixos temáticos (direito público, direito privado, direito penal,…
10/09/2025 - 18:41 Renato Araújo/Câmara dos Deputados Assunto foi debatido na Comissão do Esporte…
Nota de pesar: Agostinho Nunes de Azevedo Agostinho atuava no Viveiro da Capital e era…