Celulares a postos e bem posicionados, pais e familiares das crianças atendidas no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Amâncio de Moraes, localizado na Arse 22 (206 Sul), em Palmas, acompanharam de perto e não perderam nenhum momento do primeiro desfile cívico fora da unidade.
Trazendo as cores da bandeira do Brasil nos figurinos e adereços, os pequenos levaram para a avenida por meio de desenhos, fantasias e faixas, mensagens sobre a riqueza natural do País, a fauna e a flora e a necessidade de preservar o meio ambiente.
Cada pelotão levou um tema trabalhado em sala durante vários dias que antecederam o desfile. E com a ajuda dos educadores e familiares apresentaram de forma criativa e lúdica para toda a comunidade escolar que prestigiou o evento.
O desfile contou também com a participação dos acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA), que integram alguns projetos da instituição junto com o Cmei, dentre eles a Orquestra Intergeracional de Papel e as atividades para trocas de experiências entre os idosos e as crianças.
A psicóloga Janinne Costa Rodrigues Póvoa e o engenheiro agrônomo Augusto Marçal, pais de Luísa Póvoa Costa Marçal, de 2 anos, acompanharam a pequena durante todo o percurso e ficaram encantados. “Um encontro muito bonito onde reuniu as crianças, os educadores, as famílias e a comunidade da região numa grande confraternização. Estamos felizes com este momento”, comentou a mãe de Luísa.
Klevys Silva, pai das gêmeas Raquel Mitt e Débora Mitt, de 4 anos, destacou a iniciativa do Cmei em proporcionar esta programação para toda a criançada e também para os familiares, amigos e moradores da localidade. “Reforçar o sentimento e a consciência sobre a importância da nação, do gostar do país onde elas nasceram é muito importante. Na nossa época, a gente o tempo todo cantava o hino nacional, estudava e aprendia sobre a história do nosso país, mas hoje em dia é bem mais difícil. Portanto, quero agradecer a equipe do Cmei pela iniciativa e também reafirmar a nossa alegria e satisfação de tê-las sendo atendidas na rede municipal de ensino de Palmas. Para nós é uma bênção”, revelou.
Contente com o sucesso do evento, a diretora do Cmei, Maria Clara Silva, avalia que toda a programação realizada com as crianças durante vários dias ajudou a reforçar valores importantes de cidadania e amor à pátria. “É gratificante ver as famílias aqui prestigiando e vibrando com a participação das crianças. Tivemos uma tarde de celebração coletiva da Pátria e de fortalecimento dos vínculos entre escola e comunidade”, observou a gestora.
Texto: Milena Botelho
Edição: Fernanda Sousa
O Núcleo de Apoio às Comarcas do Tribunal de Justiça do Tocantins (Nacom/TJTO) encerra 2025…
Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas…
Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas Equipes da Secretaria Municipal…
Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º…
Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em…
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou, nesta quinta-feira (18/12), os resultados do “Diagnóstico Nacional…