Foto: André Araújo
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins faz um alerta para os tocantinenses que vão à área de matas e rios durante o período de praia sobre a importância de verificar o esquema vacinal contra a Febre Amarela.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que de janeiro a maio deste ano, ocorreram dezoito casos notificados para Febre Amarela em municípios de residência no Tocantins, sendo que quatro se encontram em investigação. O Estado também registrou um óbito confirmado por Febre Amarela (importado de Santa Catarina) com Local Provável de Infecção (LPI), no Lago Angical entre os municípios de Peixe, São Salvador e Paranã.
Além da vacinação elencada pela gerente, alguns cuidados fazem a diferença. Fique atento a algumas dicas importantes:
Sintomas comuns:
Geralmente, o vírus possui um estado de incubação de 3 a 6 dias e após esse período começam a aparecer os sintomas. A pessoa infectada com a febre amarela pode apresentar sintomas como febre súbita, calafrios, dores de cabeça intensa, dores nas costas, fraqueza, fadiga, vômitos e náuseas. Nos casos mais graves pode ocorrer febre alta, hemorragia e até falência dos órgãos.
O tratamento para febre amarela visa amenizar seus sintomas, em caso de suspeita consulte a unidade de saúde mais próxima. A melhor forma de prevenir a febre amarela é a vacina.
Prefeito em exercício de Palmas acompanha obras e ações da Secretaria de Zeladoria Urbana Vistoria…
Prefeitura de Palmas destaca aprovação de projeto que proíbe testes cosméticos em animais Texto segue…
O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Tocantinópolis condenou José da Silva Feitosa,…
Prefeitura de Palmas executa terraplanagem para construção da sétima célula do Aterro Sanitário Aterro será…
Servidoras do Município de Palmas recebem capacitação sobre direito a acompanhante para mulheres nos espaços…
Procon Palmas encontra grande variação no valor da carne entre açougues da Capital Tilápia teve…