Febre Amarela: Saúde reforça importância de manter vacinação em dia

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins faz um alerta para os tocantinenses que vão à área de matas e rios durante o período de praia sobre a importância de verificar o esquema vacinal contra a Febre Amarela.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) apontam que de janeiro a maio deste ano, ocorreram dezoito casos notificados para Febre Amarela em municípios de residência no Tocantins, sendo que quatro se encontram em investigação. O Estado também registrou um óbito confirmado por Febre Amarela (importado de Santa Catarina) com Local Provável de Infecção (LPI), no Lago Angical entre os municípios de Peixe, São Salvador e Paranã.

Além da vacinação elencada pela gerente, alguns cuidados fazem a diferença. Fique atento a algumas dicas importantes:

  • A vacina para febre amarela deve ser aplicada pelo menos duas semanas antes de sua viagem.
  • Macacos doentes ou mortos pode ser um sinal de alerta, caso encontre algum animal nestas condições, não se aproxime, comunique imediatamente a secretaria de saúde do município.
  • Em região de mata densa, não se esqueça de usar roupas adequadas e levar repelente.

Sintomas comuns:

Geralmente, o vírus possui um estado de incubação de 3 a 6 dias e após esse período começam a aparecer os sintomas. A pessoa infectada com a febre amarela pode apresentar sintomas como febre súbita, calafrios, dores de cabeça intensa, dores nas costas, fraqueza, fadiga, vômitos e náuseas. Nos casos mais graves pode ocorrer febre alta, hemorragia e até falência dos órgãos.

O tratamento para febre amarela visa amenizar seus sintomas, em caso de suspeita consulte a unidade de saúde mais próxima. A melhor forma de prevenir a febre amarela é a vacina.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.