Categories: Estado

Feira Ecosolidária movimenta corredores do TJTO e fortalece a economia criativa de Palmas


Biojoias, doces artesanais, crochês, compotas, queijos, confecções e muito mais. A diversidade de produtos sustentáveis marcou presença na edição especial da Feira Ecosolidária, realizada nesta sexta-feira (6/6) no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), como parte da programação do Junho Ambiental. Além de colorir os corredores da sede do Judiciário com criatividade e sabores, a feira impulsionou a economia criativa da Capital e aproximou servidores(as) de pequenos produtores locais.

“É uma ação que fortalece o trabalho das artesãs e dos artesãos e contribui para uma cultura de respeito ao meio ambiente”, destacou a desembargadora Ângela Prudente, presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e da Rede TO Sustentável.

Para a desembargadora Ângela Haonat, que prestigiou o evento e fez questão de adquirir alguns itens, a iniciativa vai além da sustentabilidade. “Comprar com propósito é transformador. É um gesto simples, mas com impacto social e ambiental. Os produtos são de alta qualidade, feitos à mão, com carinho e consciência”, afirmou.

Sustentabilidade em cada detalhe

Com foco na reutilização de materiais, a doceira Lígia Hadade aposta na fidelização consciente. “Quem devolve o pote de vidro ganha R$ 1,50 de desconto. É uma forma de estimular a reciclagem, porque um vidro pode levar até 4 mil anos para se decompor. Isso é sério. Não são 400 anos, são 4 mil”, alertou.

A artesã Patrícia Carneiro também celebrou os frutos do evento, que vão além das vendas. “Hoje estou vendendo bem, mas já participei de edições em que vendi pouco e saí com várias encomendas. Esse tipo de feira cria uma rede muito rica para nós, pequenos empreendedores”, afirmou.

Organizada pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa), a feira é aberta à comunidade e voltada para magistrados(as), servidores(as), estagiários(as), voluntários(as), terceirizados(as) e fornecedores(as). A proposta é incentivar o engajamento de todos como agentes de transformação, dentro e fora do Judiciário, por meio de escolhas conscientes e sustentáveis.

A ação segue as diretrizes da Resolução CNJ nº 400/2021, do Plano de Logística Sustentável do TJTO e da Agenda 2030 da ONU, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia solidária em Palmas.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins | Prefeitura Municipal de Palmas

Educação de Palmas recebe dados do desempenho escolar do município pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins…

22 minutos ago

TJTO atinge nível de excelência em tecnologia no Judiciário em ranking do CNJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) alcançou o nível de Excelência no…

2 horas ago

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 | Prefeitura Municipal de Palmas

Unidade de Saúde Francisco Júnior altera horário de atendimento na quarta-feira, 17 USF ficará fechada…

3 horas ago

Grupo de trabalho inicia construção do Plano de Educação Digital da rede municipal de Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas

Grupo de trabalho inicia construção do Plano de Educação Digital da rede municipal de Palmas…

3 horas ago

Receita Federal e parceiros reforçam mutirão Pop Rua Jud com doações para o Varal Solidário

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) fortaleceu ainda mais a rede de solidariedade que…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas articula parceria com Banco da Amazônia para ampliar acesso a crédito e fortalecer pequenos produtores | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas articula parceria com Banco da Amazônia para ampliar acesso a crédito e…

4 horas ago