A primeira noite da 19ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) abriu a programação nesta quinta-feira, 4, reunindo moradores e turistas em uma noite de muito sabor, cultura e celebração da gastronomia tocantinense. Para iniciar esta edição, o Cozinha Show trouxe uma nova dinâmica reunindo campeões de edições passadas em uma competição. Para continuar a noite, a chef convidada, Babi Frazão comandou a cozinha do FGT ensinando a todos os presentes uma receita inovadora. Confira aqui o guia dos pratos.
O quadro ‘Encontro de Gigantes’ faz sua estreia este ano e abre a arena do Cozinha Show colocando frente a frente quatro grandes nomes já consagrados no festival, Josué Amorim (bicampeão 2022 e 2023), Maria do Socorro (campeã 2019), Maria Celia (campeã 2019) e Beatriz Costa (tricampeã 2015, 2016 e 2017).
Nesta primeira rodada, dedicada às entradas, os chefs tiveram uma hora para preparar seus pratos ao vivo, utilizando ingredientes regionais. Após avaliação dos jurados, a chef Maria do Socorro foi a primeira eliminada da competição. A competição segue durante os dias de festival com mais competição na categoria de prato principal e sobremesa.
Após a disputa, a chef convidada Babi Frazão ministrou uma aula especial que encantou o público. Em sua primeira participação no Tocantins como convidada do festival, ela apresentou um pudim de chocolate com baru, unindo tradição e inovação. “Quem vem assistir não vem só pela receita, mas para entender o que faz nossa cozinha ter sentido. Valorizo muito trazer ingredientes do Cerrado e mostrar como eles podem brilhar em receitas do dia a dia”, destacou a chef.
O público aprovou a diversidade de sabores e a organização desta edição. Karlla Goudinho, social media, contou que já chegou planejando o que iria experimentar: “Eu olhei todos os pratos lá no Instagram e já anotei os que eu quero provar. Vou provar alguns hoje e no sábado volto de novo para experimentar mais outros pratos”.
Já para Manuele Fiametti, advogada e frequentadora assídua do festival, os doces se destacaram: “O que mais chamou minha atenção foi o doce Sol do Cerrado, definitivamente, o mais gostoso até agora”. Ela também elogiou a realização do evento: “A gente sempre vem junto. É muito gostoso, eu gosto muito de estar aqui em Taquaruçu, o investimento público é muito bom, chama a atenção de muitos turistas”.
Com a primeira noite encerrada em clima de celebração, o Festival Gastronômico de Taquaruçu segue até domingo, 7, com uma programação repleta de atrações culturais, aulas-show, competições culinárias e dezenas de pratos preparados com ingredientes regionais.
Texto: Ana Júlia Mota – estagiária sob a supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom
Edição: Denis Rocha
1/2
1/3
1/2
Prefeitura abre cadastro para interessados em participar do mutirão Palmas Mais Empregos Os interessados já…
O juiz Fabiano Gonçalves Marques, da Comarca de Alvorada, determinou, em sentença nesta terça-feira (28/10),…
Prefeitura de Palmas intensifica tapa-buracos nas Avenidas NS-02, NS-01, LO-33 e NS-B Trabalhos seguem em…
Comissão divulga resultado de Planos de Gestão para diretores em Palmas Prazo para interposição de…
Castramóvel entra em operação em Palmas com foco no controle de zoonoses Instalado no Distrito…
Alunos e educadores da ETI Fidêncio Bogo tornam a Rádio Web Quati em instrumento pedagógico…