Categories: Política

Filhos de vítimas de violência ou de detentos terão atendimento psicológico — Senado Notícias


Filhos de vítimas de violência grave ou de presos terão direito a atendimento médico e psicossocial. Esse é o objetivo do PL 1.151/2023 aprovado nesta quarta-feira (10) durante sessão plenária do Senado. O projeto vai à sanção. 

Apresentado pela deputada federal Laura Carneiro (PSD-RJ), a proposta modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990) para estender o atendimento médico e psicológico previsto nessa norma a crianças e adolescentes que tiverem qualquer um dos pais ou responsáveis afetado por grave violência ou preso em regime fechado.

Atualmente, esse direito é garantido a menores de 18 anos vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão. Segundo a proposta, a eventual futura lei entrará em vigor 90 dias após sua publicação.

Antes da votação no Plenário, o texto passou pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos (CDH), tendo sido aprovado em ambas com ajustes de redação.

Na CAS, a matéria recebeu parecer favorável do senador Paulo Paim (PT-RS). Ele apontou que crianças e adolescentes que testemunham eventos violentos podem desenvolver o transtorno de estresse pós-traumático. O senador argumentou que o projeto contribuirá para mitigar o sofrimento psíquico e suas consequências nesses casos.

— É o mínimo que se espera do Estado brasileiro para proteger a saúde mental de nossos jovens — disse Paim durante a votação na CAS.

Relatora na CDH, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) disse que o projeto vai ao encontro da Lei 12.962, de 2014, que assegura a convivência da criança e do adolescente com os pais privados de liberdade.

—  Não podemos assistir a nossas crianças e adolescentes serem ‘estropiados’ psicologicamente, adentrando a idade adulta com pouco mais do que medo e raiva —  declarou a relatora ao apresentar seu parecer favorável na comissão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

TJTO realiza parada técnica de todos os serviços e sistemas do Judiciário neste fim de semana para manutenção programada

Para reforçar a segurança da informação e garantir maior estabilidade dos serviços digitais, o Tribunal…

27 minutos ago

Prefeitura de Palmas amplia rotina de limpeza pública no Distrito de Buritirana | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas amplia rotina de limpeza pública no Distrito de Buritirana Nova programação de…

58 minutos ago

Prefeitura de Palmas lança programa voltado para o fortalecimento da educação básica | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas lança programa voltado para o fortalecimento da educação básica Objetivo é fortalecer…

2 horas ago

Defesa Civil de Palmas controla incêndio de grande proporções em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Defesa Civil de Palmas controla incêndio de grande proporções em Taquaruçu Órgão contou com apoio…

2 horas ago

julgamento de demandas do cotidiano social, principalmente em nível de recurso

Você sabia que se perder uma causa na Justiça do 1º Grau e entrar com…

3 horas ago

Prefeitura de Palmas apresenta iniciativas bem-sucedidas durante evento internacional sobre segurança alimentar em Manaus | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas apresenta iniciativas bem-sucedidas durante evento internacional sobre segurança alimentar em Manaus Evento…

3 horas ago