Uma visita guiada na região norte de Palmas concluiu a 1ª Oficina Participativa sobre o Zoneamento Ambiental Municipal (ZAM), no final da tarde desta segunda-feira, 12. Agentes municipais da Prefeitura de Palmas das mais diversas áreas, tais como meio ambiente, urbanismo, resíduo sólido e defesa civil, participaram desta primeira edição para a elaboração desse instrumento que vai auxiliar o Plano Diretor.
A parte final da capacitação se deu com uma dinâmica, onde os profissionais avaliaram as ocorrências e eventos mais críticos, além de determinar as áreas mais afetadas no município nos últimos cinco anos. Isso foi feito por meio de dois mapas do macrozoneamento de Palmas. “Eu dividi em dois grupos o mais diverso possível, para que cada um observe o mapa e ao observar, aponte onde considera que existem mais conflitos e mais vulnerabilidades sociais, ambientais, de uso do solo, entre outros”, explicou a mediadora da oficina, a arquiteta e urbanista, consultora do Ministério do Meio Ambiente, Claudia Grossi.
A partir dessa dinâmica, foi escolhida a área/região para a visita guiada que foi realizada no final da tarde desta segunda-feira, 12. Durante a visita, os profissionais puderam constatar no local o problema mais grave apontado na análise do mapa. “E é muito interessante essa visita, porque as pessoas se surpreendem com a opinião do outro. São muitos olhares sobre diversos problemas e o ZAM é isso, diversidade de olhares para elaborar esse instrumento que vai auxiliar o Plano Diretor”, concluiu Claudia.
Texto: Cyntia Miranda
Edição: Denis Rocha
1/2
Texto: Cyntia Miranda
Apresentações do Natal Luz encantam o distrito de Taquaruçu Programação segue no fim de semana…
Educação de Palmas divulga resultado preliminar da análise de currículos dos candidatos a diretor escolar…
Semed Palmas orienta rede municipal acerca de atualização das formações obrigatórias para profissionais da Educação…
Projeto de reforma do Camelódromo avança e obras da primeira fase começam em 2026 Obra…
A Comarca de Araguaína participou, mais uma vez, da Campanha Papai Noel dos Correios, iniciativa…
Mais de 1,6 milhão de registros assistenciais na Atenção Primária ampliam acesso e fortalecem a…